Herdeiros tem direito de sacar FGTS e PIS de pais mortos?

Gabriel Kazuo

21 de julho de 2021
Atualização:21 jul 2021 às 13:18

Quando os pais morrem, eles sempre deixam algum tipo de herança para os filhos, seja dinheiro ou bens valiosos. Mas, será que os herdeiros também podem receber benefícios como FGTS e PIS/PASEP que os pais recebiam enquanto vivos? Saiba mais aqui.

De acordo com as leis, os herdeiros podem sim receber esses benefícios. Basta apenas que ele tenha uma conta na Previdência Social para receber os benefícios do INSS, e também que sejam dependentes do dinheiro vindo dos pais.

Para tanto, é necessário apresentar, em uma agência do INSS, documentos que comprovem o parentesco com o falecido, que podem ser: cônjuges, menores de 21 anos ( crianças, adolescentes, jovens e adultos de 18 a 21 anos), filhos com deficiência, pais e irmãos.

Para sacar o dinheiro, os herdeiros deverão ir a uma Agência da Caixa Econômica Federal, apresentar a seguinte documentação:

  • Número do PIS/PASEP do falecido;
  • Carteira de Trabalho do falecido;
  • Identidade do herdeiro;
  • RG e CPF, no caso de herdeiros menores de idade;
  • Declaração de dependente habilitado;

Após apresentar os documentos, o dependente poderá ter direito a receber o valor do FGTS do ente querido. Outros benefícios como Bolsa Família, Auxílios Sociais, BPC, também podem ser repassados, desde que o herdeiro esteja na mesma situação financeira ou social que os pais.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *