21 de outubro de 2021 - Atualizado: 09 mar 2022 às 10:34
A Greve Geral dos caminhoneiros contra o aumento no preço da gasolina começou na madrugada desta quinta-feira (21), no Rio de Janeiro, com os transportadores de combustível. No Estado, 1500 caminhões de diversas empresas estão parados, sem trabalhar.
Segundo o sindicato da categoria, a paralização deverá começar ainda na noite de hoje nos demais estados do Sudeste, incluindo São Paulo, além de Goiás e Bahia. No entanto, essa greve deve servir apenas como um ”aviso” ao Governo do que pode acontecer no dia 01 de novembro.
No começo do mês que vem, o Sindicato dos Caminhoneiros promete realizar uma ”greve de grandes proporções”, dessa vez atingindo todo o País, o que pode comprometer ainda mais a situação dos postos de gasolina nos Estados.
A principal pauta dos grevistas é o aumento abusivo no preço do diesel, gasolina e gás de cozinha, provocado pela inflação, pelo aumento do dólar e do preço do barril de petróleo no Mundo e por um aumento da demanda causado pela flexibilização do isolamento social na pandemia.
Por conta disso, os caminhoneiros esperam que, até a data marcada da greve geral, o Governo consiga criar alguma forma de paralisar a alta nos preços, repassando o mínimo possível da alta do preço do barril no exterior para o consumidor brasileiro.
Se nada for feito pelo Governo, o Sindicato prometeu repetir as manifestações que aconteceram em 2018, que deixaram o Brasil inteiro sem gasolina, e quase sem comida, pois os protestos tiveram apoio de toda a classe caminhoneira naquela época.
Aliás, os impactos dessa greve para a nossa Economia podem ser ainda mais catastróficos, pois acontecem justamente no período em que o comércio começa a aumentar as vendas, por causa da Black Friday e Natal. Com menos produtos sebndo vendidos, a demanda irá aumentar ainda mais e os preços também.
Todos direitos reservados © - 2022