4 de agosto de 2022 - Atualizado: 05 ago 2022 às 9:46
O Governo Estadual vai aplicar uma restrição em São Roque para varíola dos macacos. Ação foi determinada pela secretaria estadual de saúde.
Sobretudo ação é para todas as cidades do Estado, que tenham casos de varíola dos macacos.
Em São Roque um caso foi confirmado, Sorocaba tem quatro casos. Já na grande São Paulo, Barueri e Osasco, bem como Carapicuíba tem seis casos, Itapevi quatro.
O primeiro caso de varíola dos macacos em São Roque é de um homem pouco mais de 30 anos e que esteve em uma cidade onde já há grandes casos da doença.
Contudo, diante aos casos que vem surgindo no Estado, o Governo Estadual decidiu aplicar algumas medidas de restrição. Os secretários de saúde, Jean Gorinchteyn, e David Uip (Ciência), informaram ainda que vão formar um comitê para tratar ações do vírus pelo Estado de São Paulo.
Todavia as restrições – medidas de combate ao vírus devem ser passadas ao setor de saúde de cada cidade, e assim aplicadas.
Primeiramente, as medidas iniciais para combater o vírus são:
Os sintomas principais da doença que merecem atenção são:
Em resumo, o Governo de SP adotou este mesmo método acima para tratar tanto o vírus monkeypox, quanto a Covid-19, em 2020.
Naquele ano, as primeiras medidas foram justamente a criação de um Comitê Científico e listas de hospitais para abrigar os doentes.
Por fim, com o passar do tempo, a doença se agravou a ponto do Estado decretar várias medidas severas de isolamento.
No entanto, a varíola dos macacos é uma doença nova, mas que não é tão contagiosa quanto a Covid.
Mesmo assim, se a situação ficar grave, há grande possibilidade de surgir um novo Plano SP com restrições.
Todos direitos reservados © - 2022