30 de agosto de 2021 - Atualizado: 09 mar 2022 às 10:26
O Governo Federal irá anunciar, no máximo até esta terça-feira (31), o ”racionamento voluntário” de energia elétrica, que irá dar um bônus para empresas e consumidores que economizarem eletricidade. Os valores estão sendo acertados entre o Ministério de Minas e Energia e Economia.
O valor desse bônus deverá ser inferior a R$ 1,00 a cada kW/h, mas será suficiente para amenizar os impactos do aumento exponencial da conta de luz, desde o mês de julho. Ele valerá tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
A ideia é dar um desconto na conta de luz, para quem reduzir de 10% a 20% o consumo de energia elétrica. O dinheiro que será usado para dar o bônus virá justamente do dinheiro recebido pelo Poder Público com as contas de luz que são pagas.
Com o projeto, o Governo Federal espera evitar um risco iminente de um apagão generalizado no País, e também poder econimizar nos gastos com energia térmica, que é mais cara. O mesmo valerá para Industrias e Comércio, que poderão ter suas atividades afetadas.