Governo decreta Fase Emergencial em todas as cidades de São Paulo
PUBLICIDADE

Governo decreta Fase Emergencial em todas as cidades de São Paulo

Gabriel Kazuo

11 de março de 2021
Atualização:11 mar 2021 às 18:19

A Fase mais restritiva no Estado de São Paulo finalmente foi decretada após muito impasse e debates se isso deveria ser feito ou não, o Governo Estadual cedeu ao pedido do Centro de Contingência contra a Covid-19 e anunciou nesta quinta-feira (11) medidas extremas contra a pandemia, do que vinha sendo chamado de Fase Roxa.

A situação da pandemia piorou muito no Estado, e para evidenciar esse fato, o Governo abriu a coletiva mostrando um vídeo sobre hospitais que entraram em colapso, em diversas cidades, principalmente no ABC Paulista. Para evitar o colapso iminente, foi necessário adotar medidas ainda mais restritivas contra o vírus.

O Secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn informou que a taxa de ocupação nos hospitais de São Paulo é de 87,5%. A situação mais preocupante é das cidades que se encontram na Grande São Paulo. Outro número preocupante é, que de todos os internados, 50% são pessoas com menos de 30 anos. 

A Fase Emergencial do Plano São Paulo começa no dia 15 e vai até o dia 30 de março. As medidas que serão adotadas são:

  • Restrição de circulação em serviços essenciais;
  • Fechamento de serviços de retirada de produtos e lojas de construção;
  • Suspensão de atividades religiosas com público presente;
  • Suspensão de campeonatos esportivos;
  • Permissão de funcionamento de escritórios e órgãos públicos;
  • Supermercados, mercados, quitandas, padarias, açougues e outras formas de varejo funcionam normalmente, 24h por dia;
  • Fechamento de praias e parques;
  • Escalonamento no transporte público;
  • Abertura de escolas só para retirada de merenda e materiais;
  • Recesso escolar durante a Fase Roxa.

O lockdown foi mantido das 20h até às 05h. O Governo ainda disponibilizou um telefone para denunciar qualquer descumprimento às regras vigentes: 0800 711 3541 ou 0800 3065 466. Na internet, isso pode ser feito no site do Procon.

No transporte público, a orientação é que haja um ”escalonamento” no horário de funcionamento dos ônibus, para evitar aglomerações. Os trabalhadores da Indústria devem pegar o ônibus das 05h até 07h; os de Serviços, das 07h até às 09h, e os do comércio, das 09h até às 11h.

Em relação às escolas, foi determinado recesso escolar, durante toda a Fase Roxa, e os alunos não terão nem aulas remotas. As escolas só permanecerão abertas para a retirada da merenda e de materiais didáticos e kits. Para os alunos que precisam de reforço escolar, algumas aulas serão transmitidas via TV e internet.

Durante a apresentação das medidas restritivas contra a pandemia, o Governo de São Paulo não deixou bem claro como seria o funcionamento de mercados, quitandas, padarias e afins. Após algumas apurações, descobriu-se que eles continuam funcionando normalmente, inclusive no período noturno.
O Correio do Interior é produzido por jornalistas que apuram e chegacam informações dos fatos diariamente notíciados no jornal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *