Rede estadual retorna somente no dia 08 de fevereiro. Medida não interfere no retorno ás aulas nas demais instituições particulares e municipais
22 de janeiro de 2021 l Atualização: 22 jan 2021 às 14:43
As instituições de ensino da rede estadual tiveram o início das aulas adiado para o dia 08 de fevereiro, por conta da piora na situação da pandemia de COVID-19 no Estado. O anúncio feito pelo secretário de Educação, na tarde desta sexta-feira (22).
A situação emergencial também fez com que o Governo mudasse de ideia, em relação ao retorno das aulas presenciais. A partir de agora, em todas as instituições de ensino, os alunos não são mais obrigados a retornarem para a escola, se não quiserem, podendo optar pelo ensino remoto, enquanto as 645 cidades paulistas estiverem nas fases Vermelha e Laranja do Plano SP.
“O governo tomou a decisão de adiar o início das aulas e suspender a obrigatoriedade presencial dos alunos na rede pública de ensino. Devido ao crescimento da pandemia, a secretaria estadual de Educação está suspendendo a obrigatoriedade da presença física dos alunos em sala de aula nas fases laranjas e vermelha do Plano São Paulo”, afirmou João Dória (PSDB).
No mês de dezembro, o Secretário Rossieli Soares já havia permitido que as instituições de ensino voltem a funcionar, mesmo em fases mais restritivas de quarentena. Essa medida também agrada vários pais e responsáveis de alunos, que tem receio de enviar os filhos na escola, por conta dos riscos de contaminação.
“As escolas continuam autorizadas a estarem funcionando, mesmo na bandeira vermelha. Existe uma alteração do calendário da rede estadual apenas, e uma regra da obrigatoriedade em relação à frequência dos alunos na bandeira vermelha e na bandeira laranja. […] O que nós tiramos foi a obrigatoriedade de enviar as crianças na fase vermelha e na fase laranja. A família poderá optar por mandar nesse momento. Quando chegar na [fase] amarela, a situação é outra”, afirma Rossieli.
Muitas cidades já começaram a se preparar para esse retorno nas instituições de ensino. Entretanto, é muito grande a insatisfação de pais de alunos, por entenderem que o momento não seria apropriado para que esse retorno aconteça.
Todos direitos reservados © 2016-2021