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Governo aplicará R$ 6 bi em malha ferroviária no Estado de SP e esquece de Mairinque

Igor Juan

20 de outubro de 2020 - Atualizado: 20 out 2020 às 8:46

O governo de São Paulo anunciou na segunda-feira (19) o investimentos de R$ 6 bilhões para reestruturação da malha ferroviária do Estado. No entanto, em maio deste ano, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a empresa Rumo Logística haviam assinado a renovação antecipada da concessão ferroviária da Malha Paulista e o acordo previa a liberação do valor de R$ 6 bilhões em obras, trilhos, vagões e locomotivas, a serem investidos nos primeiros cinco anos de contrato.

O empreendimento será realizado pelo grupo Rumo e vai atender 72 municípios paulistas. Entre as obras previstas estão as de recuperação de dois ramais que estavam desativados: Colômbia-Pradópolis (185,6 quilômetros) e Panorama-Bauru (369,1 quilômetros), na Malha Paulista, ligando o interior do Estado ao porto de Santos.

Não foram anunciados investimentos para as ferrovias de Sorocaba e região. O grupo Rumo também tem a concessão da Malha Oeste, que liga Corumbá-MS a Mairinque, passando por Sorocaba.

O contrato original com a empresa Rumo, que venceria em 2028, foi renovado por mais 30 anos, pela ANTT mediante uma série de contrapartidas. A Malha Paulista é responsável pelo transporte de soja, farelo de soja, milho, açúcar, combustíveis, fertilizantes, celulose, minérios e contêineres.

Ampliação de carga

Segundo o governo paulista, com a reestruturação da malha ferroviária que engloba duplicações, reativações de trechos inativos, ampliação de pátios e obras de modernização, o Estado deverá ampliar sua capacidade de transportar 35 milhões de toneladas de mercadorias por ano para 75 milhões por ano.

O governo paulista prevê a geração de 134 mil empregos diretos e indiretos com os investimentos na malha ferroviária do Estado.

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