GCM de São Roque faz operação contra o uso proibido de Cerol e Linha Chilena.


17/07/2018 l Atualizada em - 17/07/2018 às 10:42

Cerca de 3.500 metros de linhas de pipa foram apreendidos nesse final de semana pela Guarda Municipal de São Roque após uma denúncia sobre o uso proibido de cerol e Linha Chilena (material considerado quatro vezes mais cortante que o cerol) no Jardim do Sol, distrito de Mailasqui. Além das linhas, diversos pipas também foram levados pelos guardas.

Em conversa com a redação, o Comandante Domingues conta que as pessoas abordadas foram orientadas a não fazer o uso desses produtos e afirma que a operação tem como intuito evitar com que aconteça mais acidentes graves com esse tipo de material. “Todos os dias a GCM de São Roque trabalha com o objetivo de coibir essa prática perigosa”, conclui Domingues.

No Estado de São Paulo, a Lei 10.017 de 1998 proíbe a fabricação e comercialização de mistura de cola e vidro moído, usada nas linhas de pipas. E a Lei 12.192 de 2006, proíbe o uso de cerol ou de qualquer substância semelhante que possa ser usada nas linhas.

E mesmo com as leis, é comum observar a venda indevida desses produtos, inclusive pela internet. O Correio do Interior pesquisou e foram encontrados diversos sites que até parcelam as famosas Linhas Chilenas.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *