Correio do Interior
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Famosos
  • Carros
Filiado ao Metrópoles
home / Brasil

Funcionários do Facebook e WhatsApp evitam apagão de 6 dias

Igor Juan

4 de outubro de 2021 - Atualizado: 04 out 2021 às 19:03

Facebook-Whatsapp Foto - Correio Lab / Correio do Interior

Após as 13h desta segunda-feira 4 de outubro o Facebook, WhatsApp e Instagram tiveram uma queda mundial, ficando offline e afetando um total de 3 bilhões de pessoas ao redor do mundo, entre usuários comuns, empresas e instituições de governo que utilizam o mensageiros como comunicação expressa.

Um grupo de funcionários do Facebook  escalado por Mark Zuckerberg foi enviado ao seu centro de dado, em Santa Clara, no estado norte-americano da Califórnia, para tentar uma “reinicialização manual” dos servidores que abrigam as três redes sociais de Mark. A informação é de um memorando interno da empresa divulgado pelo jornal americano New York Times.

Ainda segundo o jornal norte-americano, especialistas da rede social tentam determinar a origem da instabilidade.

No entanto, dois membros da equipe de segurança disseram, sob condição de anonimato por não poderem fornecer informações abertamente, que um ataque cibernético é bastante improvável. Eles explicaram que a ação de hackers não seria capaz de derrubar tantos aplicativos.

Em comunicado à imprensa, o Facebook confirmou a dificuldade de usuários acessarem o sistema, incluindo WhatsApp e Instagram, dizendo “estar trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”.

“Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”, informou o Facebook aos meios de comunicação e jornais mundiais.

O Jornal Correio do Interior consultou especialistas  em tecnologia digital e programação de dados, que destacaram que  a reinicialização manual do Facebook, WhatsApp e Instragram é complexa e exige tempo e atenção na realização, até mesmo para identificar com mais precisão o que causou o apagão mundial de seu funcionamento, e isso levaria horas e até mesmo 6 dias, tendo em vista que o banco de dados de informações de arquivos da estrutura das redes (apps) é gigantesca. Então portanto os usuários podem ficar por quase uma semana com as redes inativas.

***Às 18h55 o Correio do Interior recebeu um memorando do Facebook, informando que sua rede foi estabelecida mundialmente

Facebook

WhatsApp

Tweet

Telegran

Igor Juan

Editor-chefe do Correio do Interior desde 2016. Cursou jornalismo na faculdade ESACM Sorocaba. Atuou na RedeTV na produção do telejornal RedeTV News, Jornal SP Agora, O Democrata, ITV, Band e Torcedores.com MTB: 0082709/SP. Também é correspondente do Jornal Metrópoles em SP. Especialista em ações de branding content, conteúdo evergreen e developer.

Veja também

  • Facebook escolhe Ucrânia e libera posts com pedido de morte a Putin
  • Mark Zuckemberg vai tirar Facebook e Instagram da Europa
  • Bar em Sorocaba (SP) viraliza na web com lista de caloteiros
  • Sobre
  • Contato
  • Política de privacidade

Todos direitos reservados © - 2022