PUBLICIDADE

Funcionários do Facebook e WhatsApp evitam apagão de 6 dias

Igor Juan

4 de outubro de 2021
Atualização:04 out 2021 às 19:03

Após as 13h desta segunda-feira 4 de outubro o Facebook, WhatsApp e Instagram tiveram uma queda mundial, ficando offline e afetando um total de 3 bilhões de pessoas ao redor do mundo, entre usuários comuns, empresas e instituições de governo que utilizam o mensageiros como comunicação expressa.

Um grupo de funcionários do Facebook  escalado por Mark Zuckerberg foi enviado ao seu centro de dado, em Santa Clara, no estado norte-americano da Califórnia, para tentar uma “reinicialização manual” dos servidores que abrigam as três redes sociais de Mark. A informação é de um memorando interno da empresa divulgado pelo jornal americano New York Times.

Ainda segundo o jornal norte-americano, especialistas da rede social tentam determinar a origem da instabilidade.

No entanto, dois membros da equipe de segurança disseram, sob condição de anonimato por não poderem fornecer informações abertamente, que um ataque cibernético é bastante improvável. Eles explicaram que a ação de hackers não seria capaz de derrubar tantos aplicativos.

Em comunicado à imprensa, o Facebook confirmou a dificuldade de usuários acessarem o sistema, incluindo WhatsApp e Instagram, dizendo “estar trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”.

“Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”, informou o Facebook aos meios de comunicação e jornais mundiais.

O Jornal Correio do Interior consultou especialistas  em tecnologia digital e programação de dados, que destacaram que  a reinicialização manual do Facebook, WhatsApp e Instragram é complexa e exige tempo e atenção na realização, até mesmo para identificar com mais precisão o que causou o apagão mundial de seu funcionamento, e isso levaria horas e até mesmo 6 dias, tendo em vista que o banco de dados de informações de arquivos da estrutura das redes (apps) é gigantesca. Então portanto os usuários podem ficar por quase uma semana com as redes inativas.

***Às 18h55 o Correio do Interior recebeu um memorando do Facebook, informando que sua rede foi estabelecida mundialmente

Sobre Igor Juan

Jornalista editor-chefe do Correio do Interior. Formando pela faculdade ESACM Sorocaba. Atuou na RedeTV!, Jornal O Democrata, SP Agora, Band e ITV.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *