Frio do século e pode gerar neve no Rio de Janeiro após 36 anos
PUBLICIDADE

Frio do século e pode gerar neve no Rio de Janeiro após 36 anos

Redação

24 de julho de 2021
Atualização:24 jul 2021 às 23:17

Segundo o Climatempo, a segunda onda de frio mais intensa do ano acabou de passar e a próxima já se aproxima com intensidade ainda mais forte. Isto porque as simulações atmosféricas mantêm e até aumentam a chance de neve para a próxima semana.

Os modelos americano GFS e o europeu ECMWF já apontavam possibilidade de neve e de chuva congelada nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina na madrugada da quarta-feira (28). Novas análises, porém indicam que o frio pode continuar aumentando levando a fenômenos extremos até o Paraná, na quinta-feira (29).

O modelo europeu mostra chance de pequenos flocos de neve com chuva congelante até mesmo no Sudeste, mas a possibilidade é pequena e é muito restrita. Por enquanto, as previsões indicam que apenas o Parque Nacional do Itatiaia, no Rio De Janeiro, pode ter a chuva congelante.

Vale lembrar que apesar de ser o estado do Rio de Janeiro, este local é muito frio, pois está localizado a 2.340 metros de altitude.

Para causar menos espanto, caso a previsão se confirme, não será a primeira vez que o Parque Nacional do Itatiaia registra neve. Há relatos de neve em 2012. Mas em 1985 a neve foi tanta que demorou 3 dias para derreter. Outras cidades da serra da Mantiqueira também já registram neve, como Campos do Jordão e algumas cidades do Sul de Minas Gerais.

Redação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *