Frio do século com 0°C pode gerar neve em São Roque (SP)
PUBLICIDADE

Frio do século com 0°C pode gerar neve em São Roque (SP)

Redação

26 de julho de 2021
Atualização:29 jul 2021 às 12:37

Na última semana do mês de julho, o frio deve tomar conta de todo o Brasil, e causando preocupação pois será a onda de frio mais intensa do século, gerando neve em diversos estados brasileiros e temperatura de até 0°C.

A informação foi divulgada ao jornais pela MetSul Meteorologia. Os estudos divulgados pela empresa de meteorologia indicam que a massa de ar frio de origem polar  chegará ao país a partir desta quarta-feira (28), e tomará conta de diversos estado brasileiros.

Segundo modelos numéricos analisados pela MetSul, a temperatura será inferior às do final de junho e início de julho desse ano, ou seja, menores.

A última vez que o fenômeno ocorreu no Brasil, de frio intenso, foi em  julho de 2000 e de 2007. Se o estudo for confirmado no final de semana, cidades de São Paulo e de Mato Grosso do Sul podem ter geadas, com sensação térmica de 0 °C.

A probabilidade de nevar em áreas de maior altitude também é grande, segundo o MetSul. Mas as projeções ainda podem sofrer alterações, podendo variar negativa ou positivamente em relação aos termômetros. O serviço de meteorologia informou ao Correio do Interior em que localidade de elevada altitude e baixa pressão pode ocorrer a formação de neve do maios variados modos, sendo possível ocorrer em São Roque, interior de São Paulo em localidades do município como o bairro Planalto Verde, e Alto da Serra 0 Distrito de Caucaia, Cotia.

Os sites das empresas  Climatempo e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também confirmam as previsões de frio extremo, mas adotando um tom mais conservador ao noticiar o fenômeno.

Na segunda-feira 26 de julho, o Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu um alerta para o declínio de temperatura maior que 5ºC, com risco a saúde.

Longa onda de frio

Muito provavelmente, o grande diferencial dessa massa de ar frio será a persistência de dias consecutivos com temperaturas mínimas negativas nas áreas de maior altitude da Região Sul (entre -6°C e -10°C) e temperaturas máximas abaixo de 10°C no período de 28 a 30 de julho.

Na Região Sudeste, as menores temperaturas, mínimas e máximas, deverão ocorrer nos dias 29 e 30 de julho (mínimas entre -2°C e -3°C na Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais e máximas abaixo de 15°C em parte da região, especialmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte). Também são previstas temperaturas negativas em Mato Grosso do Sul (região de Rio Brilhante) e no sudeste paulista (região de Itapetininga).

Como a neve é formada e por que é rara no Brasil?

A neve é um fenômeno meteorológico causado por baixas temperaturas ou queda abrupta na temperatura do lugar. Esse fenômeno ocorre com maior frequência em países que apresentam climas polares, frios ou temperados.

A neve pode ocorrer em regiões de clima tropical ou clima semelhante de maneira muito rara, e, para isso, outros fenômenos climáticos ou meteorológicos precisam acontecer ou estarem associados ao fato, como a movimentação das massas de ar ou correntes marinhas oriundas das regiões mais frias do planeta (como os polos da Terra, regiões do círculo polar ártico e do círculo polar antártico).

O Correio do Interior é produzido por jornalistas que apuram e chegacam informações dos fatos diariamente notíciados no jornal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *