22 de abril de 2020 - Atualizado: 22 abr 2020 às 8:58
A Prefeitura de Sorocaba vai flexibilizar o isolamento social provocado pelo coronavírus, nesta quarta-feira (22). A medida segue orientações do governo estadual, que determinou o fechamento do comércio até ontem, dia 21 de abril.
A retomada da Economia na cidade será feita de forma gradual e muitos locais de comércio deverão reabrir adotando medidas rígidas de controle de pessoas, para evitar aglomerações. Na tarde de ontem, foi divulgada uma lista detalhada sobre o que poderia, ou não, funcionar na cidade:
Bares, restaurantes, lanchonetes e todo o tipo de serviço que envolva alimentação: Deverão continuar com o sistema de delivery e drive thru.
Banca de jornais e revistas: reabrem, porém, devem atender uma pessoa por vez.
Borracharias: reabrem, mas devem obedecer normas rígidas de higienização e controle de entrada de pessoas, além de atendimento individualizado.
Serviços médicos, como fisioterapia, clínicas, psicólogos, dentistas, podólogos, veterinários, acumpunturistas e laboratórios clínicos- reabrem, mas deverão manter normas rígidas de higienização, controle de entrada e atendimento individualizado.
Distribuidoras de produtos essenciais para a população, como água, gás e materiais de limpza- Deverão ter normas rígidas de higienização, controle de entrada de pessoas, e atendimento individualizado.
Escritórios de advocacia e contabilidade- reabrem, mas com normas rígidas de higienização, atendimento individual com hora marcada, e mantendo as portas fechadas.
Estacionamentos- reabrem, mas mantendo normas rígidas de higienização e atendimento individualizado.
Hotéis- reabrem, mas deverão redobrar a higienização dos quartos;
Imobiliárias e seguradoras- reabrem, mas com normas rígidas de higienização, atendimento individual com hora marcada, e mantendo as portas fechadas.
Lava-rápidos- Atendimento individual, adotando o sistema de ”leva e traz”.
Loja de autopeças- reabrem, mas devem manter normas rígidas de higienização;
Lojas de assistência técnica- Redobrar a higienização e atendimento individualizado, evitando aglomerações nas filas.
Lojas de materiais de construção e afins- Redobrar a higienização e atendimento individualizado, evitando aglomerações nas filas.
Lojas de tecidos- Redobrar a higienização e atendimento individualizado, evitando aglomerações nas filas.
Serralherias, marcenarias e afins- Redobrar a higienização e atendimento individualizado, evitando aglomerações nas filas.
Mercados de alimentos em lugares abertos e fechados- Redobrar a higienização e atendimento individualizado, evitando aglomerações nas filas.
Oficinas mecânicas- Redobrar a higienização e atendimento individualizado, evitando aglomerações nas filas.
Óticas- Redobrar a higienização e atendimento individualizado, evitando aglomerações nas filas.
Padarias- Duas opções de funcionamento podem ser adotadas: ou adotam o sistema de delivery e drive thru, ou reabrem, mas redobrando a higienização do local, e evitando filas e consumo nos balcões.
Pet Shops- Redobrar a higienização e atendimento individualizado, evitando aglomerações nas filas.
Postos de combustíveis- Redobrar a higienização e atendimento individualizado, evitando aglomerações nas filas.
Salões de beleza, cabeleireiros e afins- reabrem, mas com normas rígidas de higienização, atendimento individual com hora marcada, e mantendo as portas fechadas ou adotam sistema de atendimento domiciliar.
Lavanderias- Redobrar a higienização e atendimento individualizado, evitando aglomerações nas filas.
Supermercados- continuam valendo as medidas anteriores, com redução no número de atendimento nos caixas, para evitar aglomeração de pessoas, e higienização redobrada.
Vidraçarias- Redobrar a higienização e atendimento individualizado, evitando aglomerações nas filas.
OBS: Escolas, faculdades, áreas de lazer, igrejas e templos religiosos, eventos culturais, esportivos e religiosos continuam sendo proibidos de retornar às atividades, por tempo indeterminado.
Todos direitos reservados © - 2022