×
PUBLICIDADE

Físico registra queda de meteoro em Sorocaba

Gabriel Kazuo

19 de fevereiro de 2021
Atualização:19 fev 2021 às 14:14

Um meteoro caiu no último domingo (14), na cidade de Sorocaba, e foi filmado pelo físico Marco Antônio Centurion Medeiros, de 29 anos. Em um vídeo de quatro segundos, ele registrou a queda do objeto, que se desintegrou na atmosfera, sem causar estragos.

Marco faz parte do  Brazilian Meteor Observation Network, instituto que monitora os céus em várias cidades do Brasil, em busca de fenômenos como chuva de meteoros, por exemplo. “Quando as câmeras registram a passagem de um meteoro, fica a cargo do operador realizar a análise da captura, que indicam origem do meteoro, direção da queda, velocidade, quantidade de brilho, entre outros”, explicou.

Queda de meteoro em Sorocaba. Foto-Bramon/Divulgação

O físico contou que teve sorte em poder flagrar a queda do meteoro, pois o tempo estava nublado no domingo passado. Ele explicou que, observando a trajetória do objeto, ele deve ter caído bem perto da estação, mas sem causar estragos.

“Muitas pessoas disseram também terem visto a olho nu o momento da queda. Já peguei outros meteoros brilhantes assim antes, mas são mais raros. Estou operando as minhas estações há uns seis meses e este foi o terceiro com essa intensidade”, afirmou.

O que é um meteoro?

Um meteoro é um corpo celeste que atinge a Terra, deixando um rastro luminoso devido ao atrito com os gases atmosféricos, durante a queda. Eles também são popularmente conhecidos como estrelas cadentes. Muitos deles são pequenos, e se desintegram facilmente, sem chegar ao solo. Porém, há alguns que conseguem cair em terra firme, sendo chamados de meteoritos. 

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. gabriel.kazuo@correiodointerior.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *