14 de junho de 2022 - Atualizado: 14 jun 2022 às 20:30
As tradicionais e antes indispensáveis autoescolas estão com os dias contados em São Roque, bem como em todo o Brasil.
Para se tirar Carteira de Motorista no país é preciso fazer autoescola. Contudo isso não será mais obrigatório. Um projeto de Lei 6485/2019, da senadora Kátia Abreu, visa acabar com a obrigatoriedade das aulas em autoescolas para ter CNH.
Sobretudo o projeto de 2019 está em análise no Senado Federal.
A proposta é que a aulas nas autoescolas não seja necessário. Contudo os alunos podem fazer aulas com instrutores independentes. Sobretudo os professores devem ser registrados no Dentran.
De acordo com a Senadora as autoescolas cobram valores altos para ter uma CNH. Assim com o projeto muitas pessoas vão ter oportunidade de obter CNH.
“É inegável que o custo atual da CNH é inviável para grande parte da população. Esse custo é composto por dois fatores: as taxas cobradas pelo Detran de cada Estado, bem como o preço cobrado por autoescolas” disse a senadora Kátia Abreu
Só pra se ter uma ideia, para obter uma carteira de motorista em São Roque, interior de São Paulo, o valor cobrado é de até R$ 3 mil.
“Cerca de 80% do custo total se refere à obrigatoriedade de frequentar aulas teóricas e práticas em autoescolas. Esse gasto, na maioria das vezes, é inviável para a maioria das famílias mais pobres em todo o país.” Ressalta a Senadora.
Ainda na proposta Katia destaca que o instrutor independente tenha requisitos como:
O Projeto está em análise na CCJ e, se aprovado, seguirá para votação na Câmara dos Deputados. Porém não há uma data para a aprovação.
Por fim se aprovado o valor para tirar uma CNH vai ser em média R$ 600 reais. Enfim a situação pode gerar fim das autoescolas de grande parte do país.
Todos direitos reservados © - 2022
O aplicativo não ocupa memória de seu dispositivo
O aplicativo não ocupa memória de seu dispositivo and then "INSTALAR APP".