4 de março de 2021 - Atualizado: 07 mar 2022 às 20:42
O Governo de São Paulo decidiu, na tarde esta quarta-feira (03), que o lockdown ou toque de restrição que aplicou recentemente nas 645 cidades do estado, tem agora um horário mais amplo, em que as pessoas não podem sair às ruas, e que estabelecimentos devem estar fechados.
Sendo lockdown para uns ou toque de restrição para outros, o Governo Estadual determinou há uma semana que ninguém poderia estar nas ruas das 23h às 5h. Agora o horário de restrição, passa a ser maior, das 20h às 5h da manhã.
O Estado espera que essa medida possa frear a pandemia de Covid-19 nas cidades paulistas, fazendo também com que o número de internações decolasse exponencialmente em poucos até o final de março, caso uma medida mais restritiva não fosse aplicada. A partir de agora, a população deverá permanecer em casa durante toda a noite e madrugada.
A decisão também põe um fim nas especulações de uma possível Fase Roxa no Plano SP, que fecharia todos os serviços não essenciais no Estado, como supermercados e farmácias. Com a ampliação do lockdown para as 20h, espera-se que a medida possa produzir o mesmo efeito previsto na então criação da fase roxa, fechar mercados e farmácias.
O Governo também irá ampliar a fiscalização nos serviços que poderão permanecer abertos, para que cumpram exatamente os protocolos exigidos pelo Plano SP, que em linhas gerais, são os seguintes:
As regras para esses setores são as mesmas adotadas para os setores não essenciais, como agendamento prévio, higienização do local, controle de ocupação, uso de máscaras e higienização do ambiente.
Todos direitos reservados © - 2022