Festa de Agosto 2021 em São Roque será realizada em meio a pandemia

Igor Juan

16 de julho de 2021
Atualização:16 jul 2021 às 13:04

Na manhã desta sexta-feira, 16 de julho  a Paróquia de São Roque comunicou que haverá as celebrações da tradicional festa de agosto 221, evento que anualmente celebra o aniversario e conta a historia da cidade e suas tradições, promovendo a economia e turismo local.

Para o evento em 2021 foram cancelando os shows, a entrada dos carros de lenhas, as alvoradas e procissões da Festa devido aos números da pandemia que ainda persiste na cidade.  As celebrações litúrgicas e missas, porém, vão acontecer com a presença de fiéis conforme os protocolos de saúde recomendados pela OMS – Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde do Brasil.

Comunicado Oficial – Festa de Agosto 2021

CONSIDERANDO que a pandemia da COVID-19 ainda persiste entre nós, apesar do empenho das equipes de saúde e do avanço da vacinação que vem acontecendo em nosso município, no Brasil e no mundo;

CONSIDERANDO não ser prudente motivar aglomeração de pessoas e a necessidade de colaborar com as autoridades sanitárias na prevenção da doença, mais ainda num momento complicado de disseminação de uma nova variante mais agressiva (Delta) e do número predominante de jovens infectados;

CONSIDERANDO as orientações de Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa – OFM, Bispo Diocesano, e ouvindo os Festeiros das Festas de Agosto 2021, o Conselho Paroquial da Paróquia São Roque decidiu:

  1. Fica cancelada a parte festiva das Festas de Agosto de 2021 e, mais especificamente:
  2. A tradicional Entrada dos Carros de Lenha;
  3. A instalação de barracas de competência das Festas de Agosto na Praça da Matriz;
  4. A realização de shows na Praça da Matriz.
  • A parte religiosa acontecerá na Igreja Matriz São Roque com a presença de fiéis, de acordo com o percentual autorizado pelas autoridades e agendamento, seguindo todos os protocolos sanitários e, também, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Paróquia, conforme abaixo:
  • Novena no Morro do Cruzeiro: de 16 a 24 de julho;
  • Novena Diária em louvor aos nossos Padroeiros: de 05 a 13 de agosto;
  • Solene Missa em honra a Nossa Senhora da Assunção: dia 15 de agosto;
  • Solene Missa em honra a São Roque: dia 16 de agosto;
  • Santa Missa dedicada aos Enfermos: dia 17 de agosto.
  • Ficam canceladas, também, as Alvoradas e as Procissões dos dias 15 e 16 de agosto.
  • No entanto, estuda-se a possibilidade de favorecer, de alguma forma, a devoção dos fiéis que queiram homenagear os nossos queridos santos Padroeiros dentro das exigências legais.

Este ano, as circunstâncias ainda exigem cautela, responsabilidade e sacrifício. E mesmo sem Festa, nossa fé católica continuará viva em nossos corações e em nossos lares. Acreditamos que com o avanço da vacinação novos dias virão. Então poderemos, em um futuro próximo, celebrar com toda alegria nossas tradicionais e belas Festas como de costume.

Sendo este ano as celebrações litúrgicas presenciais, porém ainda com participação limitada, pedimos às famílias compreensão. E, nesse espírito de prudência, gostaríamos de lhes pedir algo especial: ficaremos muito gratos se acompanharem pelas redes sociais da Paróquia. E ao fazerem a reserva presencial, não se esqueçam de tantos outros que desejam também marcar presença. Não permita que seu “zelo” dificulte o acesso de outros a tais celebrações!

 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *