7 de maio de 2021 - Atualizado: 07 maio 2021 às 14:11
A Fase de Transição do Plano SP foi prorrogada em São Roque e Sorocaba para até o dia 23 de maio. Essa decisão foi tomada após um impasse entre o Governo Estadual e o Centro de Contingência da Covid-19 sobre o que poderia ser feito. Nas reuniões entre ontem e hoje, as duas partes chegaram a um consenso sobre o que seria decidido.
Essas concessões de ambas as partes fizeram com que algumas regras nessa Fase mudassem. Se por um lado, o Governo aceitou a ordem de manter o Estado inteiro, incluindo Sorocaba e São Roque na fase atual, por outro lado, o Centro de Contingência aceitou que algumas mudanças sejam feitas, que são as seguintes:
Todos os serviços que já foram liberados devem respeitar essas regras e seguir os protocolos sanitários, abrindo às 05h, e fechando às 21h.
Também foi anunciado, na entrevista coletiva desta sexta-feira (07), que deficientes e pessoas com comorbidades de 50 a 54 anos podem tomar a vacina da Covid-19 no dia 14 de maio. Vale lembrar que os deficientes que irão tomar a vacina terão que apresentar o registro do Benefício de Prestação Continuada, para tomar a vacina.
A próxima reclassificação do Estado será no dia 23 de maio, onde o Estado espera enviar todas as regiões paulistas para a Fase Laranja, que não tem nenhuma mudança em relação à Fase de Transição, mas que permite uma flexibilização maior na capacidade de lotação dos setores já abertos.
Durante toda a quinta-feira (06), houve um impasse muito enorme do que seria feito do Plano SP nas próximas semanas. Por um lado, o Governo Estadual entendeu que os números da pandemia estavam melhores, permitindo uma flexibilização do isolamento social maior, mas o Centro de Contingência da Covid estava receoso quanto a isso, pois entendeu que se liberar a reabertura do comércio e demais serviços para 40%, todo o esforço conquistado nas Fases Emergencial e Vermelha poderia ser perdido.
Todos direitos reservados © - 2022