29 de setembro de 2021 - Atualizado: 29 set 2021 às 12:18
Um dos pilares para a manutenção de uma sociedade justa, igualitária e inclusiva com todos os grupos minoritários e vulneráveis é a ética.
Contudo, é extremamente fácil confundir os conceitos de ética e de moral, visto que ambos são bastante similares e abstratos, de acordo com a filosofia.
Portanto, antes de entender como escrever uma redação pronta e textos sobre ética e moral em redações de vestibular, ou até mesmo entender a importância da moral e da ética na sociedade, é necessário que se entendam alguns conceitos.
De acordo com a plataforma especializada em conteúdos de vestibular, a Stoodi, a ética e a moral são comumente confundidas, porém, possuem até raízes etimológicas diferentes.
A palavra ética tem sua origem no grego Ethos, que poderia ser traduzido literalmente para ‘’jeito de ser’’.
Enquanto a palavra moral, tem sua origem também no grego, porém no termo Morales, que se relaciona mais à questão de costumes do que de essência, diferentemente da ética.
Logo, de maneira simples, a ética é entendida como um valor individual e uma questão variável de pessoa para pessoa. Enquanto a moral é relativa ao conjunto de valores que rege uma sociedade, ou seja, é mais ligada ao coletivo.
Conforme publicado na plataforma especializada em direito e legislação, a Jus.com.br, a ética e a moral são elementos pivotantes na formação de alicerces que conduzem as ações do homem.
Portanto, a moral possuirá um caráter social, que envolve relações, comportamentos e atitudes no espectro coletivo da sociedade.
Ainda, mesmo os atos individuais tendem a afetar terceiros de maneira direta ou indireta, de forma mais ou menos intensa. Então, acabam sendo também relacionados com a moral e não só com a ética.
Contudo, ambos são importantíssimos para a manutenção de uma sociedade que prega pelo respeito mútuo e pelo progresso coletivo.
Agora que foi possível analisarmos um pouco da diferença entre a ética e a moral e também qual a importância destes dois pilares em uma sociedade, é hora de vermos um pouco mais sobre a atuação de diferentes conselhos e comitês de ética em casos recentes, para ilustrar um pouco mais desta importância.
Um caso recente da atuação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa é relativo ao uso do medicamento Proxalutamida, que foi recomendado em alguns periódicos como um aliado no tratamento de casos de COVID-19.
Este medicamento foi defendido amplamente por alguns endocrinologistas e infectologistas e, também, foi glorificado e endossado pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido).
Contudo, após serem observadas 200 mortes em estudo com esta substância no estado do Amazonas, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa recorre à PGR para investigar o caso e o desenvolvimento do estudo.
Portanto, a atuação de conselhos e comitês de ética pode ser vista como uma vistoria no desenvolvimento de pesquisas de maneira respeitosa, ética e justa.
Já a atuação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados é um pouco diferente das atuações de outros órgãos e conselhos éticos voltados para a sociedade.
A ideia destes Conselho é garantir e assegurar que diferentes parlamentares, sejam eles deputados, senadores, governantes e afins, irão se comportar e tomar atitudes de acordo com o decoro parlamentar.
O decoro, por sua vez, de acordo com o Wikipédia, é o respeito pelas regras de convivência social que são estabelecidas na sociedade.
Logo, o decoro parlamentar existe para impedir diferentes parlamentares de atentarem contra regras de convivência e conveniência públicas.
O caso mais recente de atuação do Conselho de Ética é em relação ao deputado Luiz Miranda, delator do escândalo de corrupção da Covaxin, a vacina indiana superfaturada.
Atualmente, o Conselho irá determinar se Luiz Miranda e seu irmão atuaram de maneira a quebrar o decoro parlamentar, através de denúncia realizada pelo deputado Roberto Jefferson.
Atualmente existem diversos comitês e conselhos de ética espalhados por todo o mundo e inseridos nas mais diversas áreas da sociedade.
Contudo, a atuação destes conselhos é geralmente muito similar e visa combater as quebras de regras de convivência social e respeito mútuo.
O conselho de ética em pesquisas, por exemplo, atua de maneira a garantir que o objeto de pesquisa seja tratado de maneira respeitosa, digna e justa, através de uma série de protocolos e obrigações que devem ser realizadas.
Portanto, a existência destes comitês, conselhos, grupos e organizações que pregam e garantem a ética e a moral civil é essencial e extremamente necessária nos mais variados campos e setores da sociedade.
Todos direitos reservados © - 2022