Ideia da Secretaria de Educação é tentar ”compensar” as perdas do ano letivo dos alunos do 3o Ensino Médio, por conta da pandemia de coronavírus
10 de julho de 2020 l Atualização: 10 jul 2020 às 10:25
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo irá criar o 4º ano do Ensino Médio a partir de 2021. Segundo o secretário da pasta, Rossieli Soares, a ideia é tentar ”compensar” as perdas do aprendizado do ano letivo de 2020, por conta da pandemia de coronavírus e também serve como uma espécie de ”cursinho” para aqueles que quiserem se preparar para os vestibulares no ano que vem.
Os alunos da rede estadual não são obrigados a cursar o quarto ano se não quiserem, e vai depender muito da oferta de vagas, que irá depender do desejo dos alunos em postergar os estudos no Ensino Médio por mais um ano.
“O aluno poderá optar [pelo 4º ano do ensino médio] se quiser continuar estudando, se houver vaga. O aluno do 3º ano do médio é o que a gente menos tem tempo para recuperar [a aprendizagem] enquanto sistema educacional”, afirma Rossieli.
A base curricular ainda não foi definida, pois a ideia partiu de uma conversa da Secretaria com grupos de estudantes, que se sentiam prejudicados pelo tempo perdido causado pela pandemia de COVID-19, e que sugeriram o prolongamento do Ensino Médio, para poderem se preparar melhor para os vestibulares. Outros pontos que faltam ser discutidos é se o quarto ano servirá como forma de conseguir o diploma de aprovação no Ensino Médio, se haverá reprovações e se a ideia será temporária, ou se será adotada permanentemente.
Todos direitos reservados © 2016-2021