Esse é o trecho da Raposo que vai se instalado 1 dos dois pedágios free flow em São Roque

Esse É O Trecho Da Raposo Que Vai Se Instalado 1 Dos Dois Pedágios Free Flow Em São Roque
Trecho Onde Será Instalado O Pedagio Free Flow, Km 58 Da Raposo Tavares. Foto – Igor Juan.

Nos últimos dias muito tem se falado sobre a instalação de pedágios na cidade de São Roque, pedágios que vão ficar bem próximos da zona urbana da cidade, o que tem gerado muitos comentários nas redes sociais.

Os pedágios vão ser instalados em meio as obra que ocorrem na Raposo Tavares na região do bairro Taboão, bem como da Duplicação da Rodovia Lívio Tagliassachi, obra essa que ser concluídas no segundo semestre de 2026, com investimento de R$ 170 milhões, e que deve garantir mais segurança e fluidez ao tráfego da região.

A informação de que dois pedágios vão ser instalados bem próximos de área urbana da cidade, já era de conhecimento do Jornal Correio do Interior, e foi confirmada pelo vereador Rafael Tanzi, que tem usado as redes sociais para divulgar a situação e fazer com que a CCR, agora administradora da via, não consiga instalar o pedágio na via.

Um dos pontos no qual vai ser instalado o pedágio free flow será no quilômetro 5,8. Além da Rodovia Lívio Tagliassachi, outras duas praças de cobrança vão ser instaladas, sendo uma no km 59,9, na Rodovia Raposo Tavares, no km 58,1.

Pedágio free folow

técnicas, operacionais e regulatórias. Aqui vai um panorama completo de como funciona e quem comanda a operação no Brasil:

O que é um pedágio free flow?

É um sistema de cobrança automática onde não há necessidade de parar o veículo. Sensores, câmeras e antenas identificam automaticamente o veículo e fazem a cobrança eletronicamente.

Como funciona a instalação?

A implantação envolve:

  1. Estudos técnicos e definição do ponto de cobrança
    • Local com alto fluxo e viabilidade técnica.
    • Estudos de impacto no tráfego, segurança e receita.
  2. Infraestrutura física
    • Instalação de pórticos metálicos com sensores, câmeras OCR (leitura de placas) e antenas RFID (identificação por radiofrequência).
    • Sistemas de energia e telecomunicação.
  3. Integração com sistemas de pagamento
    • Integração com empresas de tags (como Sem Parar, ConectCar, Veloe, etc.).
    • Plataforma para pagamento posterior via site/app ou boleto.
  4. Teste e calibração
    • Testes de leitura de placas e tags.
    • Verificação do sistema de cobrança, banco de dados e integração com Detrans.

Quem comanda a operação?

A operação do pedágio free flow pode envolver diferentes entidades públicas e privadas, dependendo do tipo de concessão:

1. Concessionária de Rodovia

  • Empresa privada que venceu a licitação para administrar aquele trecho da rodovia.
  • Ela instala, opera e mantém o sistema.

2. Agência Reguladora

  • ARTESP (em São Paulo) ou ANTT (nível federal) fiscalizam e regulam a operação.
  • Elas aprovam tarifas, fiscalizam se a cobrança está correta e se os direitos dos usuários estão sendo respeitados.

3. Detrans e bancos de dados estaduais

  • Usados para localizar e cobrar veículos sem tag.
  • Multas por não pagamento também passam por eles.

Como é feita a cobrança?

  • Com tag: Veículo é identificado automaticamente, valor debitado da conta.
  • Sem tag: Leitura da placa → o dono do veículo recebe boleto ou deve pagar em até X dias via app/site.
  • Não pagar: Pode gerar multa por evasão de pedágio (infração média).

Exemplo prático em SP

Na rodovia Rio-Santos (SP-055), o sistema free flow foi implementado e operado pela Ecovias do Litoral Norte, com regulação da ARTESP. O motorista pode pagar via tag ou app, e há tolerância de alguns dias para quem não tem tag pagar manualmente.