PUBLICIDADE

Escolas privadas vão reajustar mensalidade em 12% para 2022

Gabriel Kazuo

18 de novembro de 2021
Atualização:18 nov 2021 às 13:47

O ano letivo de 2021 está perto do fim, nas redes municipal, estadual e privada de Ensino no Brasil, e por conta disso, muitas escolas começam a enviar para os pais e responsáveis de alunos os valores da matrícula. No entanto, por conta da pandemia e do retorno das aulas presenciais, o setor irá aumentar em 12% o valor das mensalidades. 

Segundo a empresa de consultoria Meira Fernandes, que analisa o mercado de educação, a maioria das escolas ouvidas no Brasil irão aumentar os preços, principalmente as escolas particulares. Além da pandemia, a alta da inflação também impulsiona os preços para valores mais altos. 

Vale a pena lembrar que a precificação das mensalidades é definida pela própria instituição de ensino, mas que os pais ou responsáveis podem denunciar ‘’possíveis abusos’’ no Procon de cada cidade. 

O que fazer nesse caso?

Antes de procurar o Procon, os economistas orientam que os pais tentem, primeiro, renegociar o valor da mensalidade, para valores mais acessíveis para eles. Por parte da escola, é necessário que ela faça um balancete financeiro, para detalhar seus custos operacionais, explicando os motivos de aumentar o valor da mensalidade

Se os pais não conseguirem pagar o valor da mensalidade à vista, as instituições de ensino podem aumentar a parcela, diminuindo assim o valor a ser pago ao longo do ano. Por conta das incertezas que a pandemia ainda gera, ainda mais com a não vacinação de crianças, a tendência é que as escolas estejam mais abertas a negociar valores. 

Em relação ao retorno das aulas presenciais, a agência de consultoria vê com otimismo, pois essas escolas poderão voltar a receber o dinheiro que tanto precisam, não só para continuarem funcionando, mas também para aumentarem mais vagas em oferta e se prepararem tecnologicamente para um possível retorno das aulas remotas.

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. gabriel.kazuo@correiodointerior.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *