5 de fevereiro de 2020 - Atualizado: 05 fev 2020 às 17:13
A Escola Estadual Wilson Ramos Brandão, em Sorocaba, localizada no Bairro Jardim Ouro Fino, passou a proibir que alunos entrem na unidade escolar com mochilas ou bolsas. Ação que tem gerado polêmica, foi tomada após um aluno ter entrado armado na instituição em março de 2019.
Para o ano letivo de 2020 a direção da escola comunicou os pais sobre a proibição do uso de mochila na instituição.
A medida não agradou os pais dos alunos. Uma mãe relatou que sua filha teve que deixar a mochila na diretoria, para poder participar das aulas.
Tiveram que deixar a mochila guardada com a diretoria e ele entrar na sala só com caderno…não pode de jeito nenhum. Eles falaram que está na regra da escola. Ele só traz um caderno e dois lápis na mão, nem estojo está trazendo.
O caso do aluno de 15 anos que entrou armado na unidade escolar foi flagrado na época por um funcionário. A arma que ele tinha na mochila era na verdade uma réplica de uma arma de fogo. A Polícia Militar foi chamada e apreendeu o objeto.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, a medida foi debatida com os pais dos alunos e aprovada, porém, nem todos concordaram. O pedreiro Valdir do Nascimento Silva foi um dos que apoiam a decisão:”Usa só um caderno com várias matérias. Então, não tem necessidade de eles trazerem mochila.”. Ele é responsável por levar seu neto de 15 anos até a escola.
Porém, há a chance dessa determinação ser derrubada, pois a Secretaria de Educação tem um ”Conselho de Pais”, que se reúne uma vez por mês, para debater vários assuntos ligados à rede de educação estadual: “Agora no mês de fevereiro nós teremos a primeira assembleia geral do ano e lá são eleitos os pais que compõem o conselho de escola. Esse conselho de escola que tem poderes deliberativos e pode eleger regras para a escola, como foi feito no ano passado. Eles podem mudar a regra, se for o caso”, explica Marco Aurélio Bugni, um dos dirigentes regionais de ensino.
Todos direitos reservados © - 2022