Escola em Mairinque é interditada e aulas são suspensas após infestações de pombos


12/11/2019 l Atualizada em - 12/11/2019 às 18:14

Em Mairinque a escola da rede municipal Manoel Martins Vilaça, localizada na região central da cidade, foi interditada nesta segunda-feira (12) e as aulas foram suspensas, após a ser infestada por uma grande quantidade de pompos.

A escola fica de frente com o Fórum da cidade e também com a Câmara de Vereadores, e atende estudantes do ensino fundamental.

As aulas foram suspensas até o início da próxima semana. A Prefeitura informou que a unidade será higienizada para não trazer riscos à saúde dos estudantes e profissionais.

O departamento de Vigilância Sanitária informou que a interdição foi necessária devido ao risco que as fezes dos pássaros tem de transmitir doenças.  Ainda de acordo com a direção da escola, cortinas, cadeiras, paredes e  mobília de uso escolar estão sujos com fezes dos pombos.  A Prefeitura de Mairinque ainda informou que a interdição e suspensão das aulas na unidade, não irá afetar o restante do período letivo que já está em encerramento.

Criptococose

A criptococose é uma doença, classificada como micose sistêmica, causada por fungos do gênero Cryptococcus e que, dependendo do caso, pode matar. O principal reservatório do fungo é matéria orgânica morta presente no solo, em frutas secas, cereais e nas árvores. O fungo causador da doença também é encontrado nas fezes de aves, principalmente dos pombos.

sintomas da criptococose – As manifestações clínicas dependem do estado imunológico de cada indivíduo e do subtipo do fungo em questão. O surgimento de sinais e sintomas ocorre entre três semanas e três meses antes da internação hospitalar.

Individualmente, os sintomas podem variar de dois dias a mais de 18 meses. Na forma sistêmica, a criptococose apresenta frequentemente a meningite subaguda ou crônica, caracterizada por: febre; fraqueza; dor no peito; rigidez de nuca; dor de cabeça; náusea; vômito; sudorese noturna; confusão mental; alterações de visão; pode haver comprometimento ocular, pulmonar e ósseo.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *