Entenda como funciona pagamento das férias de funcionários
PUBLICIDADE

Entenda como funciona pagamento das férias de funcionários

Gabriel Kazuo

30 de setembro de 2021
Atualização:30 set 2021 às 19:10

De acordo com as normas da CLT, para receber o salário integral, o funcionário deve trabalhar 1 ano interruptamente, para depois disso receberem o dinheiro que merecem, incluindo férias remuneradas, mais um terço do valor desse benefício. Essa composição representa o valor que o trabalhador ganhará no ano, sem 13o e demais benefícios.

Mas, como funciona as férias remuneradas? Muito simples. Elas começam a valer no primeiro dia sem trabalho até o último, obviamente estipuladas em contrato. Esse valor deve ser pago pela empresa na íntegra, num prazo de 1 ano, caso contrário, o funcionário pode requerer esse dinheiro na Justiça.

Se esse valor atrasar, a empresa deve pagar o valor dobrado desse benefício, até o ano seguinte. Para evitar esse tipo de desgaste, é preferível recorrer ao bom diálogo, antes de acionar a esfera jurídica.

Em relação ao período das férias, ele pode ser fixo ou variado, dependendo da profissão, e pode ou ser definido pela própria empresa (férias conjuntas), ou conversada com cada funcionário, mediante a contrato entre ambas as partes.

Também vale lembrar que afastamento por doença ou motivos de força maior não contam como férias, e devem constar em outras regras da CLT, embora também possa haver uma conversa com o empregador sobre a necessidade de tirar um tempo de folga.

O Correio do Interior é produzido por jornalistas que apuram e chegacam informações dos fatos diariamente notíciados no jornal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *