16 de junho de 2022 - Atualizado: 16 jun 2022 às 10:13
Os conceitos de sustentabilidade e ESG se mostram cada vez mais importantes tanto para o mercado como para a sociedade. E isso ocorre justamente por causa da relação entre o tópico social e econômico, lidando com o valor que o mercado dá para o seu público.
Afinal, um movimento de crise política e social irá afetar diretamente os resultados do meio comercial, principalmente quando se trata de produtos ou serviços que não são vistos como essenciais. Ou seja, os primeiros gastos que são cortados quando a renda de alguém cai.
Além desse valor negativo, existem características positivas do público que também precisam ser levantadas pelo mercado, considerando como os seus atributos podem ser necessários para que uma empresa consiga aumentar o seu índice de rendimento.
Por exemplo, é possível citar as atitudes de uma fábrica de camisetas promocionais que deve ter atenção aos modelos e estampas que mais chamam a atenção do seu público, de forma a ofertar um produto que destaque não só sua qualidade, mas seu teor de novidade.
Ação essa que acompanha o movimento cultural que se mostra presente na sociedade. Um conceito conduzido pelas atitudes individuais e coletivas que são vistas na sociedade, a partir de um impacto que tem origem até mesmo nas tecnologias disponíveis.
Tal como o destaque que a internet alcança nos dias atuais. Uma corrente tecnológica responsável por modificar as atitudes sociais que passa a interferir cada vez mais dentro do cenário digital, seja para o seu lazer, trabalho ou até mesmo para certas ações comerciais.
Movimento que faz com que os mais diversos tipos de empreendimento passem a se posicionar dentro desse cenário virtual, como uma empresa de manutenção e recarga de extintores, cujo contato pode ser realizado até mesmo através de suas redes sociais.
E dentro dessa associação entre o mercado e o público, um conceito em particular passa a receber uma maior atenção por ambos, que é a questão da sustentabilidade. Um tópico de grande valor para manter o meio ambiente seguro e ao mesmo tempo avançar no mercado.
Isso em uma tentativa de quebrar um ciclo de exploração da natureza que se mostra presente desde o início da era industrial. E mostrar-se preocupado com a causa sustentável é tanto uma forma de preservar os recursos naturais, como de conectar-se ao público.
O que leva a importância do mercado como um todo em discutir a questão da sustentabilidade.
O termo sustentabilidade ambiental está associado à relação entre o movimento de exploração dos recursos naturais com a sua disponibilidade no ambiente. Um equilíbrio responsável por impedir que tais elementos até mesmo se esgotem na natureza.
O que pode ser prejudicial tanto para o meio ambiente como para o setor comercial, existindo uma clara relação entre o mercado e a sustentabilidade, já que ambos se relacionam de forma profunda com a sociedade, assim como sua preservação.
Pensando exclusivamente em termos de mercado, existe o empenho das empresas em agradar o seu público consumidor. E assim como a sociedade mostra uma maior atenção a esse tópico de forma a evitar os impactos ambientais, o mesmo ocorre no mercado.
Sendo esse o motivo pelo qual um fabricante de maquinas para alimentos passe a procurar pelo descarte ideal de peças com defeitos, da mesma forma com que se preocupa com a qualidade dos alimentos que ali são produzidos.
Ambos os tópicos são de grande importância para que esse fabricante consiga obter um alto número de encomendas no mercado. De acordo com a procura do público por alimentos saudáveis, assim como por produtos que não agridam o meio ambiente.
Diante disso, é possível afirmar que a sustentabilidade do mercado está diretamente associada à sustentabilidade da natureza, até porque a exploração desenfreada de um solo pode prejudicar tanto esse pedaço de terra, como a qualidade do que ali será plantado.
Isso além de outros conceitos que podem ser trabalhados junto ao conceito de sustentabilidade.
A ideia de ser uma empresa sustentável deve passar pelos mais diferentes perfis de negócio, desde um fornecedor de alimentos até uma empresa de limpeza condomínio. Ambos os empreendimentos devem trabalhar com produtos de baixo impacto natural.
Isso como uma forma de reduzir os danos ao meio ambiente, mas também conquistar uma percepção mais positiva junto ao seu público, sendo esse muitas vezes o motivo pelo qual uma audiência pode preferir trabalhar com outro fornecedor presente no mercado.
E para trabalhar com o conceito de sustentabilidade, algumas forças se destacam, como o uso de energias renováveis no lugar de combustíveis fósseis, que além de serem elementos possíveis de se esgotarem, ainda resultam em diversos gases poluentes.
A aplicação dos 3 Rs (Reutilizar, Reciclar e Reaproveitar) também ganha força, permitindo assim com que uma máquina de rechear pão de alho tenha função no mercado, sem que o seu uso cause algum tipo de impacto natural, o que é válido para diversos equipamentos.
O mercado como um todo vem se adaptando nesse sentido, o que leva ao destaque do marketing verde, uma estratégia comercial montada em cima de conceitos sustentáveis, permitindo com que uma empresa possa crescer sem aumentar seus impactos naturais.
Por mais que exista essa importância maior sendo dada na questão da sustentabilidade, utilizando de novos métodos de produção, assim como na adoção de fontes de energias sustentáveis, há uma grande diferença entre o conceito e a sua aplicação.
E é justamente em relação ao seu emprego que surge um sistema conhecido como ESG.
Por mais que ambos os conceitos estejam voltados à preservação do meio ambiente e dos seus recursos, o ideal de sustentabilidade está mais associado a um conceito geral de manutenção da natureza, enquanto o EGS trata-se de uma aplicação direta no mercado.
Sigla essa que significa Environmental, Social and Corporate Governance (em tradução direta, Governança Ambiental, Social e Corporativa, pode ser visto no Brasil por meio da sigla ASG), uma união de diferentes conceitos que, ao serem aplicados juntos, podem ser de grande utilidade.
Ajudando assim um fabricante de gelo seco a fornecer o melhor tipo de produto ao seu público, sem prejudicar o ambiente e ainda garantindo a disponibilidade de sua matéria prima a ser explorada na natureza.
Esse conceito trabalha com a adoção de práticas que reduzam os impactos diretos que podem ser medidos dentro do ambiente, sendo o termo mais intuitivo em relação à aplicação do ESG. Entre suas preocupações é possível destacar:
Um conjunto de tópicos pelos quais uma empresa deve ter atenção caso queira garantir que as suas atividades possam receber um selo de aprovação tanto dos órgãos de fiscalização, como do seu público almejado.
Destacando assim a imagem de uma companhia que se preocupa com o ambiente natural que se encontra.
Além da sustentabilidade do meio ambiente, é importante para uma empresa ter atenção ao capital humano que se encontra presente dentro de suas dependências.
Como em um serviço de filmagem com drone profissional, cuja qualidade depende diretamente do empenho profissional e capacitação da sua equipe de funcionários, pontos que devem ser não só exigidos, mas sim trabalhados por uma empresa.
Pontos que podem ser garantidos a partir da garantia de certas questões como:
Características que são responsáveis para que uma empresa tenha melhores chances de se destacar dentro do mercado, não só pela imagem a ser conquistada, mas também pela melhor qualidade de trabalho que pode ser garantida a partir de tais adequações.
Por fim chegamos ao ponto de governança, tópico que, diferente dos anteriores, não possui um foco específico no público, mas sim no setor de gerência de um projeto, ou seja, a equipe que administra uma empresa.
Em relação a esse grupo, é importante que uma série de características estejam presentes, com a ética e moral, existindo então uma associação direta com os conceitos apresentados acima.
Podendo ser de grande prejuízo para uma empresa se portar como um negócio sustentável, quando no seu interior podem ser encontradas práticas negativas ao meio ambiente, resultando assim em um conflito de imagem. Isso além de outros casos como:
Situações que precisam ser evitadas, da mesma forma em que as práticas prejudiciais ao ambiente, pois somente ao ter atenção a todas as características do ESG que um armazém, que trabalha com um galpão de lona duas águas, pode se destacar.
Pois por mais que exista uma diferença entre a ideia de sustentabilidade e ESG, o primeiro como um conceito mais amplo e o segundo como uma aplicação prática às empresas, ambos precisam ser vistos com a mesma importância pelo mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Todos direitos reservados © - 2022