4 de janeiro de 2021 - Atualizado: 09 mar 2022 às 15:21
Entre as diversas opções de investimento, os títulos públicos se destacam no nosso mercado de investimentos com rentabilidade atrativa ao seu dinheiro, e de baixo risco como o Tesouro Direto e o Tesouro Prefixado. Com um investimento mínimo de R$ 30 inicial, suas diferentes opções de rentabilidade oferecem soluções para quem quer investir seu dinheiro com resultados de ganhos a longo prazo, pensando no uso do dinheiro para aposentadoria, compra de imóvel, faculdade do filho, ou a curto prazo para outros planos.
A organização do Estado intenciona a prestação de serviços públicos aos seus cidadãos. Para isso ele precisa de recursos para arcar com suas contas, como o de salários de professores, médicos ou policiais; pagar por outros insumos necessários para oferecer saúde, educação, segurança, etc; asfaltar ruas, iluminação pública, e por aí vai.
São três as principais fontes de recursos: cobrar tributos, imprimir dinheiro e tomar emprestado. Os títulos públicos são a maneira a qual o Estado toma emprestado: quem compra um título público está emprestando seu dinheiro para o governo em troca de um rendimento acordado pela taxa de juros negociada no momento da operação.
O Tesouro Direto é a plataforma que permite à pessoa física (portadora de um CPF) investir no mercado de títulos públicos nacionais. O investidor se depara com as seguintes opções de títulos:
Em todos os tipos acima, o investidor que queira vender antecipadamente seu título terá o Tesouro recomprando pelo valor de mercado. No caso dos indexados ao IPCA e os prefixados, existe a possibilidade do preço no momento da recompra ser menor que no momento em que você investiu e, neste caso, haveria uma perda em relação ao capital inicial investido.
Portanto é muito importante se atentar às suas necessidades financeiras e aos vencimentos de cada títulos para escolher aquele que atenda melhor ao seu perfil.
Existe uma taxa de custódia anual de 0,30% que é cobrada semestralmente sobre o valor total do seu dinheiro investido. Além disto, algumas corretoras podem cobrar uma taxa extra de custódia (atualmente entre 0,20% e 0,70%). A tributação do IR no Tesouro Direto é de acordo com a tabela abaixo e, caso mantenha o investimento por menos de 30 dias, também incidirá IOF.
Prazo da aplicação |
Alíquota de Imposto de Renda |
---|---|
Até 180 dias |
22,5% |
De 181 até 360 dias |
20% |
De 361 até 720 dias |
17,5% |
Acima de 720 dias |
15% |
É preciso ter um CPF para investir e então escolher uma corretora habilitada para abrir cadastro. A escolha da corretora é importante pois geralmente o cliente irá optar pela corretora do banco onde possui conta corrente devido a comodidade. Entretanto, os bancos cobram por essa comodidade. Não é por acaso que os grandes bancos estão entre as maiores taxas cobradas entre corretoras.
O Tesouro disponibiliza uma lista de instituições habilitadas e informa quais cobram uma taxa adicional de custódia.
Ao mesmo tempo, a corretora que hoje não cobra taxa adicional não é obrigada a permanecer assim – ela pode começar a cobrar esta taxa mediante aviso aos seus clientes. Caso isto ocorra, se você desejar mudar para uma corretora que não cobre a taxa adicional, abra um cadastro em outra instituição e depois requisite a transferência de custódia junto a sua corretora antiga.
É importante entender os riscos associados a cada investimento para identificar o ideal ao seu perfil. Especificamente aos títulos públicos, o principal risco é o calote do governo: o país quebrar e deixar de pagar suas obrigações. Como este risco é baixo, os títulos públicos oferecem uma opção conservadora de investimento.
A liquidez deste investimento é diária, ou seja, é possível resgatar a aplicação em qualquer momento (obedecendo os horários indicados pelo Tesouro). Entretanto, como apontamos acima, as opções indexadas ao IPCA e a prefixada podem ter seus preços abaixo do preço de aquisição em caso de resgate antecipado – o que levaria a uma perda no investimento. Então esse risco está associado a uma necessidade de resgatar antecipadamente e por isso você deve tomar cuidado na hora de alinhar suas necessidades financeiras e aos vencimentos dos títulos disponíveis.
O site do Tesouro Direto oferece diversas informações extras sobre este investimento. Uma ferramenta interessante é o Orientador Financeiro que permite ter um ponto inicial para escolher qual é o melhor título para seu perfil.
Todos direitos reservados © - 2022