PUBLICIDADE

Saiba quais as tendências de empregos para 2021

Gabriel Kazuo

17 de fevereiro de 2021
Atualização:17 fev 2021 às 17:28

A cada novo ano muitos buscam mudar de vida, hábitos e até de emprego. A rede social especializada em mercado de trabalho, Linkedin, listou para 2021 os empregos que serão tendência ao longo do ano. A lista é um estudo que leva em consideração o crescimento de cada vaga em seu setor no ano de 2020.

Das 15 mil profissões existentes no Brasil, o Linkedin avaliou 15 delas como novas tendências para criação de novos empregos.

Médico especializado

Por conta da pandemia de covid-19, o Linkedin observou que a área de Medicina é uma ótima oportunidade para se buscar mudanças no trabalho e um novo emprego, voltado mais para o atendimento médico em UTIs. As cidades que estão contratando mais profissionais desse setor são: São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Cargos comuns de apoio à Saúde também apresentaram crescimento de empregos, como assistente de farmácia, consultor(a) de saúde, gerente de operações clínicas, encarregado(a) médico(a), coordenador(a) médico

Área de T.I – Tecnologia da Informação

Com o crescimento tecnológico nos últimos tempos, a área de Tecnologia de Informação vem ganhando mais espaço e interesse no mercado brasileiro. A maioria das vagas são para pessoas que conhecem sistemas de programação e design de sites, nas seguintes cidades: São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba.

Outras vagas em destaque no setor são: engenheiro(a) de software, desenvolvedor(a) de back-end, desenvolvedor(a) de jogos, desenvolvedor(a) de front-end, consultor(a) de design de produto, designer de interface do usuário, desenvolvedor(a) de web e analista de segurança cibernética.

Farmacêutica

Outra área que subiu muito de importância, por causa da COVID-19, o Linkedin considerou que o ramo da Farmacêutica e da Pesquisa Científicas para a descoberta de vacinas é uma nova tendência de mercado.  Organizações de pesquisa como o Instituto Butantan, o IQVIA e o PRA Health Sciences estão entre as empresas que mais contrataram em 2020.

Vendas

Outra área sempre em alta é o setor de Vendas, muito mais para vagas de diretor executivo, especialista em vendas e diretor de vendas, que além de terem uma alta remuneração, são voltadas mais para a área estratégica das empresas, onde decidirão as formas de vender seus produtos para os consumidores.  São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro são as cidades que mais contratam.

Empregos em E-commerce

Outro setor que cresceu durante a pandemia, gerando novos empregos pois muitas pessoas passaram a fazer suas compras online, foi o setor de e-commerce (sites de vendas) com vagas de logística e marketing digital, além de controle de estoque e suprimentos, concentrando a maior quantidade de contratações em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba.

Produtores de conteúdo digital – Youtubers  e Podcasters

A pandemia também fez o mercado de produtores de vídeos no YouTube e de Podcasts crescerem bastante. Além de ganharem visibilidade, os fãs desses tipos de conteúdo geram muito engajamento e audiência, nos mecanismos de busca. No meio jornalístico, cresce o número de comunicadores que possuem seu próprio canal de vídeo ou de podcasts, e as empresas veem isso como oportunidade de Posicionamento de Marca para seus clientes.

Além de ser um bom ”conteudista” e influencer digital, também é importante saber edição de vídeo e áudio e métricas de postagens nas redes sociais, além de Marketing Digital.

Marketing Digital

Falando em Marketing Digital, também cresceu muito a importância de ser um bom gestor de Mídias Sociais, para empresas, e hoje em dia, ter uma noção básica de SEO é essencial para que a empresa seja bem vista nos sites de busca. Aliás, o Linkedin avaliou que muitos jornalistas estão migrando para a área de Conteúdo Digital, e se aprofundando ainda mais nesses assuntos.

As áreas de especialista em estratégias de posicionamento, consultor(a) de marketing digital, produtor(a) de conteúdo e redator(a) para experiência do usuário também estão sendo bem vistas nesse ramo.

Finanças

A crise econômica e financeira causada pela pandemia trouxe a necessidade do Mercado de Trabalho de investir na área, nas seguintes profissões: serviços bancários, negociação, planejamento de negócios, investimentos, finanças corporativas, mercado de capitais e análise financeira. São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e Belo Horizonte são as cidades que mais contratam.

Telemarketing

As contratações no setor de telemarketing cresceram 67% em 2020 e geraram novos empregos de atendimento ao cliente e vendas por telefone. As contratações ao longo do último ano foram impactadas pela pandemia de covid-19. O serviço de Telemarketing está se reinventando e criando expressamente novos empregos

Sobre Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. gabriel.kazuo@correiodointerior.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *