
Neste mês, o Embaixador da República do Chipre, Dr. Vasilios Philippou, tomou posse como membro imortal da Academia Mundial de Letras da Humanidade – Seccional Paulínia, fundada pela atual presidente, Érika Prado.
Assim, o diplomata passou a ocupar a cadeira 17°, sendo o mais novo membro da instituição. Antes dele, a última a receber o título foi a Rainha Diambi Kabatsuila, da República Democrática do Congo que ocupou a 16° este título foi indicação do Adido Consular Dr. Luiz Teixeira da Silva Júnior.
Veja também:
Academia Mundial de Letras da Humanidade condecora Dr. Vasilios Philippou
A cerimônia de posse ocorreu em uma solenidade reservada no Consulado do Chipre no Brasil, localizado na Avenida Paulista em São Paulo, reunindo um seleto grupo de convidados, estavam entre as autoridades presentes Dr. César Augusto – Cônsul da República do Chipre em São Paulo, Dr. Luiz Teixeira da Silva Júnior – Adido de Saúde alocado no Consulado do Chipre em São Paulo, Dr. Roberto Campelo – Juiz Federal, Dr. Fabrício Reali – Juiz de Direito do TJSP, Dr. Daniel Cohen – Delegado Titular da Polícia Civil do Estado de São Paulo e Adriano Salinas – Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Chipre
Durante seu discurso de posse, o Embaixador Dr. Vasilios Philippou expressou sua honra em integrar a Academia e destacou a importância do fortalecimento dos laços culturais e literários entre a República do Chipre e a Academia Mundial de Letras da Humanidade/Paulínia. O novo imortal reafirmou seu compromisso em contribuir para o intercâmbio intelectual e artístico entre os países.
A posse do Embaixador reafirma o prestígio da Academia e sua missão de valorizar e expandir a produção cultural e literária mundial, reunindo grandes personalidades em sua história.
Sobre Vasilios Philippou
Vasilios Philippou é, desde 2023, o Embaixador do Chipre na República Federativa do Brasil. Poliglota, fala grego, francês, inglês e espanhol. Assim, já trabalhou como Alto Comissário da República do Chipre em Antígua e Barbuda, Santa Lúcia, Trinidad e Tobago. Assim como, Cônsul Geral da República de Chipre em Nova York.
Em 1991, ingressou no Serviço de Relações Exteriores do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República de Chipre na Divisão da União Europeia no Ministério, em Nicósia, no Chipre. Depois disso, foi Cônsul de Chipre em Nova York. Primeiro Secretário da Representação Permanente da República de Chipre junto da União Europeia, Bruxelas. Também, Cônsul Geral em Nova Iorque; Conselheiro da Divisão A’ de Cipriotas Ultramarinos no Ministério dos Negócios Estrangeiros em Nicósia. Igualmente, foi Conselheiro da Divisão de Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores. Ponto Focal da UNESCO para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Nicósia, Chipre. Conselheiro da Divisão A’ para Assuntos Multilaterais, Organizações Internacionais. Por fim, Desenvolvimento no Ministério das Relações Exteriores também do Chipre.
Entre outros, foi Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário no México, Belize, Guatemala, El Salvador. Assim como, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Equador e Sobre Dr. Chefe do Departamento de Cipriotas Repatriados do Ministério dos Negócios Estrangeiros, acrescenta em seu vasto curriculum o título de imortal pela academia de letras mundial, indicado e nomeado pelo já membro e também imortal, Dr. Luiz Teixeira da Silva Júnior
Assuntos do momento:

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.