20 de janeiro de 2020 - Atualizado: 20 jan 2020 às 13:57
O mês de janeiro é marcado pelo período de férias e também pela preparação para o ano letivo. A poucos dias para a volta às aulas, os pais tem a seguinte missão: comprar o material escolar.
Em Sorocaba, os lojistas dos ramos de papelaria e uniformes estão otimistas e acreditam que as vendas podem subir em até 3%, em comparação ao ano passado. Entre os produtos mais procurados estão os cadernos, as mochilas, canetas, agendas e lapiseiras.
Para o empresário do ramo de uniformes, João Guariglia, também diretor da Associação Comercial, os pais devem buscar produtos de qualidade ao invés de ir somente pelos preços baixos. “É importante pesquisar e verificar se cada item possui os selos do Inmetro e demais qualificações. Quem sejam de procedência e com garantia de troca”, ressalta.
A Associação Comercial de Sorocaba orienta para que os pais não deixem para comprar o material escolar de última hora, evitando a correria e os gastos desnecessários. Além disso, dá algumas dicas de compra:
Reaproveite o que puder – Avalie o seu orçamento familiar e quais gastos realmente poderão ser feitos. Se as finanças estiverem muito comprometidas neste início de ano, verifique o que pode ser reaproveitado do ano anterior.
Analise se é necessário comprar tudo agora
Talvez não seja preciso adquirir tudo em janeiro ou fevereiro. Verifique a possibilidade de fracionar a compra de alguns itens da lista.
Compare preços – Segundo especialistas, a variação de preço de um mesmo item em diferentes estabelecimentos pode chegar a até 584,21%. Aproveite a facilidade que a internet oferece e pesquise os valores.
Compre em conjunto
Algumas lojas costumam oferecer preços muito atrativos para as compras em grupo. Junte alguns pais e saiam em busca dos melhores preços. Cuidado com as exigências abusivas: Se aparecerem na lista itens de uso comum, como produtos de higiene e limpeza, ou usados na área administrativa, questione. Essa é uma prática abusiva e proibida de acordo com a Lei 9.870/99. A escola também não pode exigir que você compre os materiais escolares em um determinado estabelecimento ou de uma marca específica, pois os pais têm total liberdade de pesquisar preços e adquirir o que melhor cabe no bolso.
Todos direitos reservados © - 2022