Em situação de falência, Funcionários da Viação São Roque devem ser contratados pela Rápido Luxo Campinas


22/10/2019 l Atualizada em - 22/10/2019 às 16:47

Conforme destacado pelo Correio do Interior no dia 8 de outubro com exclusividade, de que a Rápido Luxo Campinas iria assumir as linhas da Viação São Roque, o Sindicato dos Rodoviários confirmou ao Correio do Interior nesta tarde de terça-feira (22), que os funcionários da empresa Viação São Roque  serão convocados para uma transição de empresa em meio à situação de falência e inúmeros problemas da Viação São Roque.

A Viação São Roque opera linhas intermunicipais nas cidades de São Roque, Mairinque, Ibiúna, Alumínio e Castelo Branco (Outlet Catarina), e os funcionários da empresa estão em paralisação há um mês, devido a débitos em abertos em que a empresa mantêm e não consegue pagar devido a problemas financeiros.

Com a paralisação a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbano, que gerencia a concessão de empresas de transporte coletivo em cidades no Estado de São Paulo, nomeou no dia 8 de outubro, a Rápido Luxo Campinas para operar as linhas da VSR, até que a greve fosse encerrada, mas que o Correio do Interior já tinha a informação de que a nomeação era definitiva, pelas condições operacional da VSR com veículos em mal estado de conservação e principalmente por não conseguir resolver até o momento a situação financeira da empresa.

Entre os problemas enfrentados pelos colaboradores da empresa está a falta de pagamento de direitos trabalhistas, pagamento de benefícios, ferias, atraso de salários e alguns funcionários relatam até o risco de vida, já que a maioria dos coletivos da empresa apresentam problemas mecânicos e falta de itens de segurança aos motoristas. Em uma inspeção da EMTU, quatro veículos da empresa foram apreendidos no início de outubro por apresentaram falta de segurança de modo geral. Um dos coletivos havia uma estaca de madeira atras do banco do motorista, que servia de apoio para o banco não sair do lugar.

Por 40 anos a Viação São Roque operou o sistema de transporte intermunicipal e interurbano em São Roque e atualmente se encontra à beira da falência com inúmeros problemas e dívidas milionárias.

Ao longo do período de greve, o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e os funcionários da empresa negociaram um acordo com a direção da empresa, mas o acordo não foi firmado, dando sequencia à greve. Nesta terça os funcionários da empresa foram convocados pelo Sindicato para negociarem a transição de empresa.

Procurada para falar sobre a situação, a diretora da Viação São Roque, Cleusa Souza Arnóbio não quis comentar sobre o caso.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *