2 de junho de 2021 - Atualizado: 08 mar 2022 às 18:31
A chance de um apagão no Brasil é praticamente zero, segundo especialistas ouvidos pela Folha de São Roque, mas mesmo assim, os consumidores devem ter que pagar contas de luz mais caras, até o período das chuvas.
A Aneel já elevou os preços da conta de luz para R$ 6,24 para cada 100 kW/h consumido. A bandeira vermelha deve permanecer ativada até o período de chuvas começar, no mês de Outubro. Além disso, o uso das usinas termoelétricas também irá encarecer os preços.
Apesar do risco de apagão ser pequeno, a estiagem severa põe em debate a extrema dependência do Brasil no uso de hidrelétricas, principalmente na principal área que movimenta a Economia do país, o Centro-Sul. Economistas alertam que é necessário investir em outras fontes alternativas, como energia eólica e solar, por exemplo.
Além de serem fontes mais sustentáveis, o custo da energia solar e eólica para o bolso do consumidor é menor, em relação às termoelétricas. Além disso, o Governo Federal pode realizar obras no setor de Minas e Energias, para sanar o problema.
Todos direitos reservados © - 2022