O Correio do Interior, na sua série de dicas para o Exame Nacional do Ensino Médio, que começa no próximo Sábado (3), dá dicas para evitar situações constrangedoras, na hora do exame
29 de outubro de 2019 l Atualização: 29 out 2019 às 9:58
A primeira prova do ENEM 2019 será realizada no próximo Sábado, dia 3 de Novembro. Durante a realização do exame, o Ministério da Educação sempre faz recomendações sobre o que os candidatos podem, ou não podem levar, durante o exame, para evitar suspeitas de cola, ou fraude. Para evitar que essas situações desagradáveis ocorram, confira a lista do que pode e do que não pode ser levado, para fazer a prova:
ÍTENS OBRIGATÓRIOS:
Caneta esferográfica de tinta preta, feita com material transparente;
Documento de identificação original, com foto (RG, CNH, passaporte, etc);
Obs: Caso haja furto do documento, antes do exame, o candidato pode apresentar um boletim de ocorrência, expedido por um órgão competente (Polícia), feito num prazo de 90 dias antes da data da prova, e preencher alguns papeis para ter acesso à sala onde será realizado o exame.
ÍTENS PROIBIDOS:
Documentos sem identificação por foto;
Equipamentos eletrônicos, principalmente celular e calculadora;
Quaisquer tipos de materiais escolares, que não seja a caneta preta (lápis, borracha, estojo, materiais impressos);
Dispositivos de trocas de mensagens e imagens que permitam cola ou vazamento das questões do Exame;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros
Quaisquer tipo de transgressões ao regulamento podem representar a eliminação do candidato, e até mesmo resultar em investigação criminal. Também há punições severas para monitores que acobertarem essas irregularidades.
Todos direitos reservados © 2016-2021