23 de outubro de 2019 - Atualizado: 07 mar 2022 às 18:54
Na sexta-feira (18), cerca de 300 detentos da Penitenciaria de Sorocaba, formaram fila em frente a uma agência bancária, para sacarem um benefício em dinheiro de dia das crianças. A grande quantidade de detentos assustou os funcionários da agência e comerciantes locais.
O caso aconteceu no bairro Além Ponte em uma unidade do Banco do Brasil. O benefício garantido pelo governo era em relação a “saidinha” do dia das crianças.
Em meio ao caso alguns comerciantes vizinhos à agência bancária fecharam as portas no dia em que os detentos estiveram presentes no local. Segundo os comerciantes e lojistas, o medo tomou conta, e não havia policiamento pelo bairro no momento em que os detentos chegaram em grande quantidade para sacar o benefício.
Os funcionários do banco também ficaram preocupados com a situação. O presidente do Sindicato dos Bancários da região, Júlio César Machado, falou sobre o medo dos funcionários da agência e dos comerciantes.
“É complicado porque não há policiamento, então o sentimento é de apreensão. Sabemos de muitos casos onde a “saidinha” acaba sendo o momento onde eles praticam furtos e outros crimes”, diz.
Júlio informou que o sindicato pretende conversar para que cheguem a um acordo com os bancos e também com as penitenciárias para que a segurança dos funcionários e moradores das regiões não seja afetada.
Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que a agência foi avisada que nesta saída temporária não haveria disponibilidade do carro-forte ir até a unidade.
Sendo assim, a direção da unidade adotou o procedimento de fornecer aos reeducandos o valor de R$ 50 para que eles realizassem o deslocamento até a agência bancária que fosse mais conveniente a eles.
Todos direitos reservados © - 2022