O delegado Mauro Guimarães Soares, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de São Paulo, foi morto a tiros na manhã deste sábado (21) durante um assalto na zona oeste da capital paulista. Mauro, que tinha 59 anos, comandou a Delegacia Seccional de Sorocaba entre 2021 e 2023.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, ele estava acompanhado de sua esposa, também policial, quando ambos foram abordados por um criminoso em uma motocicleta, que anunciou o roubo. Houve troca de tiros, durante a qual o delegado foi baleado e não resistiu aos ferimentos. O assaltante, um homem de 24 anos que cumpria medida cautelar, foi preso no local. A perícia foi acionada para investigar o crime.
O caso foi registrado como latrocínio no 91º Distrito Policial (Ceasa) e está sendo investigado, com o apoio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), para esclarecer os detalhes do ocorrido. A Secretaria de Segurança Pública expressou solidariedade à família e amigos de Mauro Guimarães.
Nas redes sociais, o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, lamentou profundamente a morte do delegado, que atuava na polícia há 35 anos. Derrite destacou que o criminoso havia sido preso em flagrante quatro vezes por roubo e porte de arma, sendo condenado em 2023, mas estava nas ruas cumprindo medida cautelar. “Que Deus abençoe os familiares, amigos e colegas do delegado, e que os responsáveis pelas leis em nosso país reflitam sobre a necessidade urgente de combater a reincidência criminal”, escreveu o secretário.
Você também pode gostar de: