Correio do Interior
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Famosos
  • Carros
Filiado ao Metrópoles
home / Finanças e Dicas

Cultura organizacional: como funciona e para que serve?

Lucas Avila

2 de junho de 2022 - Atualizado: 02 jun 2022 às 11:13

cultura organizacional Banco de imagens

É cada vez mais evidente e necessário diante do mercado que as empresas adotem uma boa cultura organizacional, entretanto poucos empreendedores e gestores têm esse conceito de forma clara em sua mente.

A cultura organizacional está totalmente conectada com um dos pontos de grande destaque das empresas, as estratégias realizadas, assim proporcionando cada vez mais expertise e fazendo com que de fato a empresa tenha eficiência em cada ação desenvolvida.

Ao ter essa junção e realizar um equilíbrio entre esses fatores a empresa está cada vez mais próxima do sucesso, conseguindo de fato um impacto e reunindo esses elementos de diferenciação diante do mercado.

Vamos imaginar uma empresa de montagem mecânica industrial, ao ter essa cultura organizacional de forma convicta em seu dia a dia, o reflexo será demonstrado nas estratégias, no ânimo dos seus colaboradores e em uma satisfação do trabalho exercido.

Portanto, é extremamente primordial que os empreendedores, gestores e líderes tenham essa cultura organizacional de forma clara em sua mente, conseguindo implantar e reter o melhor através dessa ação.

Com isso, hoje iremos te ajudar a ter o máximo de entendimento sobre essa cultura, destacando o conceito, a importância, funcionamento e principalmente em como implantar e conseguir ter esses recursos à disposição da sua empresa.

O que é a cultura organizacional?

A cultura organizacional e sua significação estão associados a uma série de questões que as empresas carregam, dentre essas características estão as crenças, valores e ações realizadas, determinando justamente em como a empresa conduz seu negócio no dia a dia.

A cultura organizacional tem um papel decisivo na empresa diante do mercado, sendo uma espécie de DNA e um dos principais elementos de diferenciação, gerando essa identidade e fazendo com que a empresa se mostre de uma forma autêntica.

Essa cultura, tem em suas características justamente dar uma base para os seus funcionários, direcionando os movimentos e cada ação, gerando através das crenças e valores uma mentalidade para os seus colaboradores.

As empresas que não costumam ter uma boa cultura organizacional, são mais propícias a ter dificuldades e de fato encerrarem, não conseguindo se estabelecer e ter um destaque diante de tantos concorrentes no mercado.

Essa cultura também tem um grande impacto diante de seus consumidores, refletindo nos métodos que a empresa adota, e no contato que é realizado, gerando uma aproximação ou um afastamento dependendo da qualidade dessa cultura.

Por isso, desde uma empresa de tratamento de resíduos industriais a uma empresa de publicidade, é essencial ter em mente essa cultura organizacional e manter o alerta para que se busque de forma constante o alinhamento entre os pontos citados e essa cultura.

Pensando nisso, continue acompanhando o texto para ter todas as informações sobre essa cultura de uma maneira clara, e de fato conseguir propagar esse conceito e entender a sua importância.

Importância da cultura organizacional

A importância da cultura organizacional se dá através da moral que a empresa possui, refletindo esse elemento em sua ética e na forma com que a empresa conduz seus atos e movimentos diante do mercado.

A cultura organizacional gera uma certa maturidade e precisão para os momentos futuros, estabelecendo uma convicção nas estratégias e gerando um preparo nas ações e decisões de seus colaboradores.

Por exemplo, em uma empresa de monitoramento ambiental, ao estabelecer uma cultura organizacional voltada à preservação e uma conscientização, os funcionários têm essa espécie de guia para gerar as estratégias e tomar as decisões no dia a dia.

Com isso, os passos da empresa se mostram de forma precisa, tendo essa conexão e alinhamento entre os intuitos da empresa e as ações de seus colaboradores, fazendo com que a empresa demonstre essa organização e cada passo estabelecido.

Além disso, a empresa promove uma competição saudável entre seus funcionários, deixando claro o intuito e estabelecendo essa cultura de uma maneira que seus colaboradores entendam onde a empresa pretende chegar.

Logo, a produtividade na rotina de seus colaboradores tende a tomar rumos totalmente animadores, gerando essa satisfação e uma eficácia, conseguindo por exemplo, uma boa propagação de um curso brigada de incêndio as mais diversas metas e ações que possam ser estabelecidas. 

Assim, tendo um ambiente totalmente saudável e conseguindo ter mais produtividade e um espaço de crescimento constante, fazendo com que seus colaboradores tenham em mente essa organização e cenário estabelecido.

Dessa forma, continue acompanhando o texto e entenda como é realizado o funcionamento dessa cultura em seu negócio e como ter a sua disposição essas vantagens citadas.

Como funciona a cultura organizacional

Diante dessas informações citadas fica claro, que é cada vez mais necessário ter esse entendimento e reter o máximo desse recurso, reunindo elementos únicos e fazendo com que seu negócio gere um funcionamento eficaz dessa cultura.

Para ter essa cultura organizacional de uma forma clara é necessário que se entenda os tipos de cultura organizacional, estabelecendo a que seu negócio se adapte melhor, reunindo as características e ressaltando cada ação através desses pontos.

Em suma, ao entender os tipos de cultura organizacional se tem um direcionamento e implantação mais precisa diante desse conhecimento, sendo algo valioso desde um distribuidor de fingerboard aos negócios e empresas mais diversas.

Desse modo, acompanhe alguns tipos de cultura organizacional e tenha de forma clara em sua mente cada característica. Veja!

  • Cultura de pessoa;
  • Cultura adaptativa;
  • Cultura de poder;
  • Cultura de papel.

Veja abaixo mais detalhes sobre cada um desses elementos.

Cultura de pessoa

A cultura de pessoa como em seu próprio nome diz, se dá pela importância principal através das relações estabelecidas em sua empresa, levando em consideração desde as relações com a sociedade as relações internas e afins.

Cultura adaptativa

 Nessa cultura um dos principais elementos destacados são a individualidade de cada um em sua empresa, fazendo com que se abra espaço para as habilidades e para uma descentralização da gestão.

Um exemplo prático para um maior entendimento, é justamente em uma assistencia tecnica maquinas agricolas ao optar por essa cultura em seu dia a dia, seus colaboradores têm uma liberdade nas tomadas de decisões e cada vez mais iniciativa em cada estratégia.

Cultura de poder

Diferente do ponto anterior, as decisões e ações nessa cultura estão totalmente voltadas às lideranças da empresa, tendo essa centralização e tomada de decisões por líderes e gestores sem abrir espaços para uma iniciativa.

Cultura de papel

Nessa cultura é priorizado principalmente o trabalho em equipe e a colaboração de cada um para um crescimento, e para que a empresa se mantenha em um nível altíssimo e com um destaque constante diante do mercado.

Ao ter essas características e elementos a disposição, fica ainda mais prático entender e realizar a melhor escolha ao implantar a cultura organizacional da empresa, levando em consideração a melhor adaptação e a que melhor se encaixa em sua empresa.

Assim, para finalizar o texto acompanhe como implantar a cultura organizacional em sua empresa e manter uma trajetória rumo ao sucesso diante do mercado.

Como implantar a cultura organizacional  

Diante das informações, cenários e todas as vantagens citadas, uma das principais dúvidas nesse processo é em como implantar essa cultura organizacional e ter características e elementos únicos em sua empresa.

Mas fiquem tranquilos, agora vamos reunir tudo que vocês precisam entender para realizar uma boa cultura organizacional em sua empresa, alcançando desde um distribuidor fonte chaveada a uma empresa de materiais esportivos.

Com isso, acompanhe alguns pontos e dicas para que se tenha uma eficácia nessa implantação e reúna o máximo de benefícios da sua empresa. Veja!

1 – Defina os valores

A partir desse ponto, a empresa de fato determina os caminhos e metas a serem trilhados, tendo esse objetivo de uma maneira clara e indo de encontro a significação e aos valores da empresa.

Vamos imaginar uma consultoria ambiental licenciamento, ao definir de uma maneira clara seus valores se tem um dos pilares mais preciosos para essa construção estabelecendo sua cultura diante dos seus colaboradores e tendo essa convicção.

2 – Atenção a imagem do líder 

Os líderes têm um papel de influência extremamente significativo diante dos colaboradores, influenciando diretamente as ações e o comportamento de cada um na empresa.

Por isso, é essencial que os líderes sigam essa cultura e de fato realizem ações e comportamento visando justamente ir de encontro a cultura e aos valores que a empresa carrega. 

3 – Estabeleça regras

Regras referentes ao horário, comunicação entre outros fatores, influenciam diretamente no dia a dia e nessa implantação, gerando uma disciplina e fazendo com que principalmente esse processo se torne mais prático. 

4 – Trabalhe com os feedbacks

Fazer avaliações para entender o momento em que a empresa e seus colaboradores vivem é extremamente essencial, ao ter esses momentos de uma forma saudável, os erros são reparados de forma mais rápida e sem possíveis transtornos.

Assim, é primordial que se estabeleça esses momentos e consiga ter êxito diante dessa ação desenvolvida, retendo o melhor dos seus funcionários e fazendo com que o ânimo esteja sempre presente.

Dessa forma, ao acompanhar esses pontos citados fica ainda mais prático implantar e ter um sucesso ao realizar essas ações, tendo de fato um direcionamento e um caminho correto a ser seguido.

Portanto, se você pretende plantar uma cultura organizacional forte em sua empresa, é essencial que se tenha em mente todas as etapas citadas e principalmente uma constância e eficácia diante de cada movimento e ação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Facebook

WhatsApp

Tweet

Telegran

Lucas Avila

Veja também

  • Neurodesign: o que é e como aplicá-lo
  • Conheça a sustentabilidade corporativa
  • Registro de domínio: por que fazer?
  • Sobre
  • Contato
  • Política de privacidade

Todos direitos reservados © - 2022

X
X

O aplicativo não ocupa memória de seu dispositivo

O aplicativo não ocupa memória de seu dispositivo and then "INSTALAR APP".