5 de novembro de 2021 - Atualizado: 09 mar 2022 às 10:42
Uma criança morreu, após ficar dois meses em coma, após pegar raiva animal, transmitida após ser atacado por Raposa, na cidade de Chapadinha, no Estado do Maranhão. O caso aconteceu em agosto, e a criança passou todo este tempo internada, após contrair o vírus.
No entanto, o caso pode vir a ser alvo de inquérito criminal, pois na cidade, os médicos não aplicaram a vacina antirrábica de imediato, o que poderia já ter salvo a vida da vítima, que tinha 2 anos. Após um longo tempo internada, ela foi transferida para a capital São Luís em estado gravíssimo, não resistindo à doença.
A Prefeitura da cidade em nota, já afastou a equipe médica, e todos serão processados por negligência. O caso aconteceu no dia 4 de agosto, quando a família da vítima deu entrada no hospital de Chapadinha, por causa de um arranhão na pele causado por uma raposa.
Ele foi liberado, mas pouco mais de um mês depois ele voltou a ser internado, após apresentar sintomas como problemas respiratórios e enjoos. Ele foi medicado e mais uma vez liberado, no dia 19 de setembro. Porém, os sintomas pioraram gravemente no dia 20, quando ele apresentou sintomas de delírios e comportamento agressivo, onde foi transferido para São Luís, onde o diagnóstico de raiva aconteceu.
Desde este dia até esta semana, ele permaneceu internado, em estado de coma, onde seu quadro já era considerado como irreversível. Ainda não se sabe como ele teria pegado o vírus, mas o que já se sabe é que, no dia do acidente, uma raposa selvagem teria invadido a casa e atacado um dos animais da vítima, que morreu.
Inclusive, este caso gerou um alerta do Governo maranhense, que rapidamente lançou uma campanha de acolhimento e tratamento de animais de rua em áreas de mata, e também orientou a Prefeitura de Chapadinha a vacinar toda sua população contra raiva.
Vale lembrar que o vírus da raiva é extremamente perigoso e se não for tratado rapidamente, por meio da vacina antirrábica, ele pode matar o hospedeiro em questão de dias. Seus principais hospedeiros são animais selvagens que podem passar o vírus para os animais domésticos ou atacando diretamente o ser humano.
Os principais sintomas da raiva são:
A única forma de tratar a doença é com a vacina e as medidas que podem ser tomadas também é, no caso de moradores de áreas rurais, não entrar em contato com animais selvagens, e se eles invadirem a residência, chamar a Polícia ou agentes da Prefeitura para que o animal seja recolhido e solto na selva ou indo para um abrigo.
Todos direitos reservados © - 2022