15 de agosto de 2019 - Atualizado: 15 ago 2019 às 11:55
A Companhia de energia elétrica – CPFL, encontrou nesta quarta-feira (14), em quatro supermercados de Sorocaba, “Gatos” de energia. A descoberta da situação foi feita a partir de uma operação da CPFL. Nos quatro estabelecimentos foram encontrados equipamentos de manipulação e medição de consumo de energia elétrica.
Os casos foram encontrados no Parque São Bento, Jardim São Conrado e Jardim Novo Horizonte. A operação foi feita para combater fraudes e furtos de energia em parceria com a Polícia Civil.
Dos estabelecimentos vistoriados pela companhia, os quatro supermercados foram autuados foram, e um boletim de ocorrência foi registrado e os responsáveis encaminhados ao 8º DP de Sorocaba para prestar depoimento.
As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal. A pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também são cobrados dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa.
Segundo a CPFL, essas operações de inspeção têm como objetivo coibir a prática do “gato”. Segundo a companhia, o ato causa o encarecimento das tarifas para todos os clientes da distribuidora. Também pioram a qualidade do fornecimento de energia e colocam em risco a vida da população.
Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado, segundo a CPFL. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento.
Todos direitos reservados © - 2022