1 de dezembro de 2021 - Atualizado: 08 mar 2022 às 14:32
O Instituto Adolfo Lutz e a Secretaria de Saúde de São Paulo confirmaram os 3 primeiros casos da variante Ômicron da Covid no Brasil.
Dois dos casos são de um casal de missionários que moram na África do Sul, local onde a nova variante teve origem, eles são brasileiros e estivarem no dia 23 de novembro, tendo desembarcado pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, para visitar familiares na capital. O casal de 41 e 37 anos, entretanto foram vacinados na África com a vacina da Janssen, e mesmo assim foram infectados pelo vírus.
A Prefeitura de São Paulo está monitorando as pessoas com quem eles tiveram contato. As autoridades afirmam que os parentes do casal foram testados, e estão todos imunizados contra o coronavírus.
O terceiro caso é de um etíope, que veio visitar o Brasil e que também estava vacinado, mas com as duas does da vacina da Pfizer.
Os dois casos ajudam a comprovar algumas teorias já descobertas sobre a ômicron, que ela causa reinfecção do vírus e que ela é resistente a vacinas, Porém o que não se sabe ainda é se ela é mais letal que as demais variantes ou não, e quantas aplicações de vacinas são necessários para detê-la.
Por conta disso, muitas cidades brasileiras cancelaram o carnaval em 2022 e até mesmo as festas de réveillon 2021 temendo um novo surto de covid no Brasil.
Todos direitos reservados © - 2022