Venê Oliveira fala ao Correio do Interior sobre dicas para prova de Física no ENEM 2019


09/10/2019 l Atualizada em - 10/10/2019 às 8:30

Uma das provas mais difíceis no eixo de Ciências da Natureza, a prova de Física do ENEM é diferente das realizadas nos demais vestibulares, pois abrangem várias áreas de conhecimento da disciplina. Nos demais exames, como FUVEST, Unicamp e Unesp, a maioria das perguntas de Física se refere à Mecânica e Cinemática.

Historicamente, os  temas mais cobrados, segundo o site Guia do Estudante, em Física são: Acústica  (11%), Energia, Trabalho e Potência (8,2%), Resistores (8,2%), Calorimetria (5,5%), Impulso e Quantidade de Movimento (5,5%), Ótica Geométrica (5,5%), Atrito e Movimento Circular (4,1%), Magnetismo (4,1%), Gases (4,1%), Eletricidade, geradores e receptores (4,1%), Refração e Lentes (4,1%), Estática e Hidrostática (2,7%), e mudanças de estado físico (2,7%).

A prova do ano passado 2018

Das 45 questões de Ciências Humanas, 15 foram de Física (1/3 da prova) e dessas 15, somente em 3 delas os alunos precisaram efetuar cálculos para encontrar a resposta, 80% da prova de Física se concentrou mais em perguntas teóricas, e a maioria delas sobre os temas citados acima.

Dicas de Venê Oliveira

Venê Santiago de Oliveira, ex-professor do Colégio Objetivo Sorocaba e que atualmente leciona no Colégio Poliedro, em São Paulo, espera que a prova do ENEM deste ano siga os mesmos moldes da prova do ano passado e argumenta que ”Em geral, as questões têm nível fácil e médio, mas aparecem, embora isoladas, questões com alto grua de complexidade, no nível do ensino médio. A expectativa para esse ano é que tal estratégia se repita. ”

Para que o aluno obtenha sucesso na prova, Venê orienta que o aluno tenha muita paciência na hora de ler os enunciados de cada questão: ”Embora essa leitura por si só não resolva as questões (a famosa lenda “a respostas já está no enunciado”), uma interpretação atenta do enunciado certamente ajuda a montagem do raciocínio e a resolução da questão. Então, embora sejam questões de Física, não é a capacidade de cálculo a competência mais importante, mas a capacidade de ler e entender o que se solicita. Portanto, vá para o ENEM preparado para ler textos!”

E ele ressalta: ”Muita calma e paciência para ler muito texto, em todas as áreas do conhecimento. Então, até o dia da prova, enquanto você ainda estuda, capriche nas leituras, atenção nas aulas e dicas dos seus professores e professoras, atualize seus conhecimentos para sabe o que acontece na sua volta e no mundo e mentalize o momento em que todo esse conhecimento será colocado à prova. No mais, boa prova e boa sorte!!

A prova de Ciências da Natureza será aplicada no dia 10 de Novembro, junto com a prova de Matemática. Aliás, o eixo ainda conta com perguntas de Química e Biologia.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *