O Jornal Correio do Interior ultrapassou a marca de 6 milhões de audiência na microrregião de São Roque no período dos últimos 28 dias, e com isso vem se consolidando no jornalismo regional do interior paulista. A expressiva audiência, medida a partir de dados da Meta, Google e tecnologias internas de mensuração, é resultado de um novo momento do jornal, que tem investido em estratégias editoriais e tecnológicas para ampliar ainda mais sua presença e relevância.
Com uma linha editorial cada vez mais próxima da comunidade, o Correio do Interior adotou o conceito de que “basicamente tudo pode ser notícia para quem consome conteúdo online”. O foco é contar as histórias que impactam a vida das pessoas da região — desde o desaparecimento de animais, passando por crimes, ações políticas, até fatos curiosos e acontecimentos do cotidiano que despertam o interesse de determinados públicos. A proposta tem gerado resultado e frutos, o que rendeu o jornal a entrada para AJOR – Associação de Jornalismo Digital do Brasil que reúne apenas jornais online que seguem determinadas regras para entrar para associação, além de ter relevância.
Até mesmo uma parceria com o Google News Brasil foi firmada, em um projeto que aprimora meios de comunicação digital com implementação de tecnologias para distribuição de conteúdo, entre outras ações para equipe do Correio. Por ora, o Jornal também está prestes a assinar um acordo de licenciamento de conteúdo para uma plataforma que distribui conteúdo para canais de TV. O Jornal também mantém filiação de produção de conteúdo e destruição no Portal Terra e Metrópoles.
Veja também:
">
Raposo Tavares terá trecho interditado para obras em São Roque por 60 dias
A expansão do Correio do Interior para multiplataforma e conteúdos visuais
Para além do texto, o jornal passou a investir fortemente em conteúdo visual, com a produção de videreportagens objetivas adaptadas para todas as plataformas, como Facebook, Instagram, TikTok e Kwai. Essa mudança tem atraído novos públicos e aumentado significativamente a taxa de engajamento.
No Facebook, por exemplo, o Correio já contabiliza mais de 3 milhões de audiência mensal, sendo essa uma das fontes de maior tráfego e interação. Outro destaque é o crescimento contínuo do site, que representa outra parcela significativa da audiência geral.
Além disso, uma reestruturação do canal no YouTube e do próprio site do jornal está em andamento, com o objetivo de melhorar a experiência do usuário, facilitar a navegação e permitir o acesso rápido às notícias e reportagens em vídeo e conteúdo textual.
Novos projetos em planejamento…
O segundo semestre de 2025 promete ainda mais novidades. O Correio do Interior já trabalha em novos formatos de conteúdo, principalmente de videorreportagens, com o lançamento de um podcast informativo que está em fase de planejamento. A proposta é produzir boletins semanais com os principais fatos da região, além de entrevistas com diferentes assuntos.
O podcast será distribuído nas plataformas de streaming como Spotify e Deezer, ampliando a presença do jornal no universo do áudio digital.
Foco no crescimento editorial e na oferta de conteúdo
A meta para os próximos meses é clara: crescer não apenas em números, mas também em qualidade e diversidade de conteúdo. A aposta na regionalização das pautas, no audiovisual multiplataforma e na proximidade com o leitor tem sido a base de bons números e reconhecimento no início de 2025, que assim vem tornando o Correio do Interior, um dos canais mais influentes do jornalismo local na RMS – Região Metropolitana de Sorocaba.
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.