12 de outubro de 2019 - Atualizado: 12 out 2019 às 8:14
A prova do ENEM de Redação é uma das mais esperadas e aguardadas por alunos e professores, não só pelos temas, que permitem com que o aluno tenha que mostrar um amplo conhecimento sobre o que vai escrever, mas também porque a nota da Redação faz parte de 50% da nota final no ENEM.
Esta prova será aplicada no primeiro dia do exame, junto com a prova de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Nela, os alunos deverão escrever uma Dissertação sobre um assunto, onde deverão emitir uma opinião, baseada em fatos reais, se concordam ou discordam do tema apresentado.
Para dar dicas sobre o importante exame, ouvimos a professora de Redação da Etec Rubens de Faria, em Sorocaba, Maria Cristina Cervalini Miramontes, que espera um tema de Redação mais ”conservador”, em relação aos exames passados: ”O atual governo prega a “falta de ideologia” desde q a ideologia não seja a dele, então será qualquer tema q o aluno não possa culpabilizar o governo. Acredito q será um tema social sem muita relevância.”
Ela também ressalta a importância dos alunos lerem vários livros, sites, jornais, blogs, sobre temas variados, que tragam opiniões divergentes sobre o mesmo assunto. ”Estamos com um problema urgente no país de falta de compreensão e de interpretação, isso em todos os níveis. Outro item seria o treino. Quanto mais vc escreve e lê, menos vc erra na coerência, coesão e gramática.”
Para finalizar, Maria Cristina explica sobre a importância de ter uma rotina de estudos que não prejudique a vida social do estudante: ”Organizar os horários de estudo sem deixar de ter uma vida social. Os alunos precisam revisar os conteúdos e descansar também. ”
Todos direitos reservados © - 2022