×
PUBLICIDADE

Conheça o significado espiritual dos amuletos da sorte

Gabriel Kazuo

19 de fevereiro de 2021
Atualização:19 fev 2021 às 11:10

Você acredita em sorte, ou em superstições? Se sim, você acredita que alguns amuletos podem trazer boa sorte para você e te proteger do mau olhado? Veja a seguir alguns deles e os motivos simbológicos para acreditar que eles trarão boas coisas.

Basicamente, os amuletos servem para combater ou bloquear ”poderes mágicos”. Em vários desenhos, filmes e animes, muitos heróis os usavam para se defenderem das forças do mal. Essa superstição foi trazida para a vida real, pois muitos acreditam que esses objetos podem proteger mesmo quem os possui, das más energias. Confira a lista a seguir:

Hamsá

Mais conhecido como ”Mão de Fátima”, o Hamsá é descrito como uma mão com 5 dedos,  mas que tem dois polegares. Nela, os dois lados acabam sendo simétricos e o dedo médio funciona como eixo de simetria, e sua origem é o Oriente Médio.

O amuleto árabe costuma atrair boa sorte, além de espantar o mau olhado. Para os islâmicos, cada dedo do Hamsá representa um fundamento da religião muçulmana: fé, oração, caridade, jejum e peregrinação.

Trevo de Quatro Folhas

O trevo de Quatro Folhas é o amuleto da sorte mais conhecido no Mundo. Isso se deve ao fato de que ele é muito raro, e se você deparar com um deles em seu caminho, você pode se considerar uma pessoa sortuda. Curiosamente, o trevo de quatro folhas é uma anomalia genética, pois o normal é eles possuírem apenas três folhas.

Sua origem é irlandesa, e as lendas locais o associavam sempre com duendes e leprechaus, que viviam no final de um arco-íris e que guardavam potes de dinheiro. Além disso, seu significado representa prosperidade, amor, fé e esperança.

Escaravelho

Amuleto egípcio, o escaravelho simboliza o renascimento, e era muito atrelado ao Sol, que era considerado uma divindade na Idade Antiga. Ele também representava a boa sorte.

Olho de Hórus

O Olho de Hórus é um amuleto que protege quem usa do mau olhado. Também oriundo do Egito Antigo, o amuleto também significa: força, vigor, segurança e saúde. Hórus era o Deus do Sol Nascente, e era representado por um falcão. Seu olho protege contra a inveja.

Âncora

Objeto usado como meio para atracar as embarcações em terra firme, a âncora representa segurança e estabilidade. Simbolicamente, ter esse amuleto dá a pessoa mais ”força” para superar obstáculos.

Figa

Amuleto da Figa. Foto- Segredos do Mundo

A figa é um gesto manual que protege a pessoa do azar e do mau olhado, representando uma mão com o dedo polegar colocado entre o indicador e o médio. Também podemos encontrar figas em formas de pingente. A sua origem é na Mesopotâmia, atual Iraque, na Idade Antiga. A tradição percorreu vários países, chegando mesmo até o Império Romano.

Na Europa, a figa ganhou um simbolismo religioso, pois os católicos antigos acreditavam que fazer esse sinal espantava os demônios.  Após passar por Roma, o gesto foi parar em Portugal, e nas colônias portuguesas, como o Brasil, sendo inclusive considerado como um amuleto do Candomblé para afastar o mau olhado, pois os africanos também acreditavam que a figa possuía significados espirituais.

Olho Grego

Amuleto olho grego. Foto- Portal Significados

Amuleto da Grécia Antiga, o olho grego protege contra energias negativas e dá boa sorte para quem usa. O amuleto absorve as energias negativas, e protege as pessoas da inveja. Da Grécia, ele passou a ser usado na Armênia e no Oriente Médio.

Pé de Coelho

Assim como o trevo de quatro folhas, o Pé de Coelho é outro amuleto popular que trás boa sorte. Como o coelho é um animal que se reproduz muito rapidamente, também significa prosperidade. Quem usa esse amuleto pode se dar bem na vida pessoal, no trabalho e na vida amorosa. Segundo as lendas, para confeccionar o amuleto é necessário tirar o pé esquerdo de um coelho branco, sem manchas, que teve morte natural, em noite de lua cheia.

Ferradura

Por fim, o último dos amuletos que traz boa sorte é a ferradura. Assim como o Olho Grego, o amuleto teve origem na Grécia Antiga. Segundo a cultura antiga, o ferro era um dos metais mais fortes do mundo, sendo capaz de proteger contra as forças do mal. Com base nisso, a ferradura representa a boa sorte.

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. gabriel.kazuo@correiodointerior.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.