Conheça o benefício do salário-maternidade e como pedir via INSS
PUBLICIDADE

Conheça o benefício do salário-maternidade e como pedir via INSS

Gabriel Kazuo

3 de agosto de 2021
Atualização:03 ago 2021 às 9:41

O auxílio chamado de salário-maternidade é concedido para mães que precisaram se ausentar do trabalho por causa da gravidez, parto, adoção ou aborto. Esse dinheiro extra vale por 2 meses, e também vale para homens, no caso do casal ser homossexual.

Para conseguir o salário-maternidade, é necessário que o beneficiado seja contribuinte da Previdência Social, por cerca de 10 meses, pelo menos. O mesmo vale para pessoas desempregadas, que mesmo não trabalhando, podem solicitar o benefício.

O INSS pode prorrogar o recebimento do salário-maternidade, no caso de problemas no parto e morte da mãe no momento do parto. O valor do salário é calculado da seguinte forma: ele é o mesmo calor do que a empresa paga para o funcionário, somado com os demais valores recebidos antes do pedido do benefício, mais R$ 1100,00 do Seguro Social.

Para ter acesso ao salário-maternidade, basta agendar uma consulta em uma agência do INSS, e fazer um requerimento pedindo o benefício, que será analisado, para depois autorizar o pagamento.

O Correio do Interior é produzido por jornalistas que apuram e chegacam informações dos fatos diariamente notíciados no jornal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *