×
☰menu
PUBLICIDADE

Fazenda no interior de SP transforma abacate em azeite e batom

Gabriel Kazuo

11 de abril de 2021
Atualização:11 abr 2021 às 12:46

Uma família de agricultores da cidade de Cajuru, que fica na Região de Ribeirão Preto e Franca, tem uma fazenda que reutiliza o abacate de diversas formas muito criativas. Antigos produtores de café, eles veem no abacate uma nova forma de empreender.

José Carlos Gonçalves construiu a fazenda em 1960, onde começou a plantar café. Após 20 anos de trabalho, ele resolveu diversificar o seu cultivo, plantando abacates junto com os cafezais. Além de servir como comida, as frutas tinham outras finalidades.

A primeira delas é a produção de azeite. De toda a produção, 20% deles ia para a produção de azeite para consumo.

“Há mais ou menos uns dez anos atrás, a gente, conversando com o meu pai, teve a ideia de verticalizar na produção de abacate. Uma época que a gente estava começando a aumentar bastante a produção do nosso abacate e a gente precisava achar uma finalidade para o descarte”, conta Carlos Alberto, filho do seu José.

Outra parte do óleo do abacate ia para a produção de cosméticos, como cremes e batons, pela esposa de Carlos, Júnia Gonçalves. A fazenda, que fica em Minas Gerais tem 100 hectares de café e 70 hectares de abacate.

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. gabriel.kazuo@correiodointerior.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *