×
☰menu
PUBLICIDADE

Congresso Técnico define regulamento e grupos do Paulistão 2020

Gabriel Kazuo

22 de outubro de 2019
Atualização:22 out 2019 às 14:01

Foi realizado nesta terça-feira (22) o Congresso Técnico e o sorteio dos grupos do Campeonato Paulista 2020. Os representantes dos 16 times do torneio estiveram na sede da Federação Paulista de Futebol, para discutir o regulamento da competição.

A primeira decisão a ser tomada seria a manutenção do formato atual da Fase de Grupos, com as 16 equipes dividias em 4 grupos, onde cada time enfrentará adversários de grupos diferentes. No final, as duas melhores equipes se classificam para a próxima fase e as duas equipes com menos pontos serão rebaixadas para a Série A2 de 2021. Porém, atendendo um pedido da CBF, de reduzir o calendário de jogos, as quartas-de-final e a semifinal do torneio passarão a ser disputadas em jogo único. Além disso, o campeonato Paulista deste ano será paralisado no período de amistosos internacionais.

Em relação sobre quem seriam os mandantes nas partidas de quartas-de-final, existe a tendência de que os líderes de cada grupo decidam as vagas para as semifinais em casa, com renda dividida entre os dois clubes. Outra decisão do dia foi a definição da lista de inscritos, com apenas 26 atletas, o que deixou os 4 clubes grandes do Estado descontentes.

O campeão paulista do ano que vem receberá uma premiação de 5 milhões de reais, enquanto o vice recebe R$ 1,65 milhões. Outro ponto importante é que os clubes só poderão trocar de técnico uma vez, ao lomgo do campeonato.

Em seguida, foi realizado o sorteio dos grupo, que ficou assim:

GRUPO A:

Santos

Ponte Preta

Oeste

Água Santa

O Peixe terá no seu grupo, dois times que estão disputando a Série B do Brasileirão, mais o recém,-promovido Água Santa, de Diadema.

GRUPO B:

Palmeiras

Novorizontino

Botafogo

Santo André

O Verdão terá um novo reencontro com o Novorizontino, junto com o Botafogo de Ribeirão Preto, que apesar de não fazer uma boa Série B, é um time acostumado a chegar na fase decisiva do Estadual. O Santo André é outro time que subiu da Série A2 deste ano.

GRUPO C:

São Paulo

Ituano

Mirassol

Inter de Limeira

O Tricolor Paulista pegou um grupo relativamente fácil, com o Ituano, que fez uma brilhante campanha na Série D, e dois times sem muita expressão no momento, no cenário estadual: Mirassol e a recém-promovida Inter de Limeira.

GRUPO D:

Corinthians

Ferroviária

Guarani

Bragantino

A sorte não esteve no lado do Timão, no sorteio de hoje. O time caiu justamente num chamado ” grupo da morte”, com o Bragantino, que está muito perto do acesso para a Série A e dois times tradicionalíssimos do Estado: Guarani e Ferroviária.

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. gabriel.kazuo@correiodointerior.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *