Confira dicas de como usar as redes sociais em seu negócio
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Confira dicas de como usar as redes sociais em seu negócio

Gabriel Kazuo

19 de fevereiro de 2021
Atualização:19 fev 2021 às 14:17

Uma das principais revoluções tecnológicas do Século XXI foram as redes sociais. Com elas, podemos conversar com quem quisermos, a qualquer hora, e em qualquer momento. Muitas empresas aproveitaram essa nova moda no mercado consumidor, para investir em mídias sociais.

Essa necessidade de investir em Marketing Digital se tornou mais gritante com a pandemia de Covid-19, que obrigou várias empresas a apostarem nas vendas online, e investir toda a sua Comunicação nas redes sociais. Segundo o Sebrae, as redes mais usadas são o WhatsApp, o Facebook e o Instagran. O WhatsApp é usado por 84% das pequenas empresas que trabalham on-line; o Instagram tem 54% de penetração; e o Facebook, 51%.

Nessa reportagem, o Correio do Interior mostrará dicas de como usar essas mídias sociais em seu negócio:

Escolha a melhor rede social para se comunicar com o cliente

Segundo  Ivan Tonet, do Sebrae, WhatsApp, Instagran e Facebook são as melhores redes sociais para se usar no meio digital. O Linkedin e o TikTok também podem ser muito úteis para esse serviço, além do YouTube. A escolha do melhor meio de Comunicação depende basicamente de uma pesquisa sobre qual é o meio digital que mais concentra o público-alvo em questão, e que tipo de conteúdo será divulgado.

O WhatsApp Bussiness é uma outra ferramenta que pode ajudar na divulgação de produtos e conversas com clientes e colaboradores.

Monitorar a audiência

Ivan Tonet explica que os empresários devem monitorar constantemente a audiência que cada publicação gera para a empresa. Quanto mais o post repercutir nas redes sociais, melhor será para a empresa. Porém, antes de criar uma fanpage, é necessário elaborar um grande planejamento de Marketing Digital, para segmentar o mercado, selecionar o publico de interesse, e posicionar a sua marca.

Planejar o conteúdo deve ser pensado ”além” das ofertas

O Marketing de Conteúdo é algo novo no mercado empresarial, e muitos empresários devem entender bem desse assunto, para se comunicarem nas redes sociais. O Sebrae explica que as postagens não podem ser somente sobre ofertas e promoções. É necessário pensar ”além”, para criar um maior engajamento nessas mídias.

Por exemplo, suponhamos que você tenha uma empresa de laticínios. Para que seu conteúdo nas redes não seja somente sobre os seus produtos, você pode pensar em programas de receitas com seus produtos, postagens sobre como eles são produzidos, notícias sobre o setor, matérias sobre Saúde que vinculem o fato com um de seus produtos, ou matérias sobre projetos sociais que sua empresa faz parte.

Posicione sua marca como se fosse uma pessoa

Para se comunicar nas redes sociais, é essencial que sua empresa crie um Posicionamento de Marca e um bom projeto de Branding, para se comunicar com seu público-alvo. Para isso, desenvolva uma ”persona” para a sua marca. Pense como ela seria se fosse uma pessoa e, com base na faixa etária do seu ”target ” , escolha como será a linguagem a ser adotada.

Comunique-se sempre, mas não exagere

É vital que sua empresa crie sempre conteúdos diários em suas mídias sociais. Contudo, essas postagens devem ser sempre relevantes com o negócio onde trabalha. O excesso de postagens ”inúteis” podem irritar quem l}e, e passa uma imagem negativa para sua empresa.

Caprichar em fotos e vídeos

Ivan ensina que ter uma boa Identidade Visual é importante, e para isso, também é necessário estabelecer uma personalidade da marca. Fotos de boa resolução e vídeos que carreguem rápido, e que sejam relevantes podem ajudar no engajamento dos clientes.

Fique de olho no tráfego e em SEO

Outra novidade trazida pelo Marketing Digital são novas métricas de análise de dados e de posicionamento em sites de busca. Algumas redes sociais permitem que as empresas criem posts pagos, que dão mais tráfego para a página, e geram mais compartilhamento orgânico.

Da mesma forma, é crucial que sua marca seja a primeira a aparecer nos sites de busca, como Google, Bing e Yahoo. Para que isso seja possível, é necessário entender de métricas de SEO, que envolvem não só a forma como o site é programado, mas também no conteúdo, que deve obedecer a algumas especificações.

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. [email protected]

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