2 de novembro de 2021 - Atualizado: 02 nov 2021 às 10:26
O feriado do Dia de Finados, ou Dia dos Mortos, é uma data especial onde as pessoas homenageiam seus entes queridos que partiram deste mundo. No Brasil, é comum vermos muitos cemitérios lotados e várias igrejas rezando missas especiais sobre o dia. Mas, o que pouca gente sabe é que em vários lugares do Mundo, o feriado não se resume somente em ir para os cemitérios.
Na reportagem desta terça-feira (02), veremos como vários países comemoram o Dia dos Mortos:
Segundo as lendas mexicanas, acredita-se que os espíritos dos mortos ”voltam para a Terra” para visitar seus parentes. Por conta disso, o dia 02 de novembro não é uma data triste para os moradores locais, mas é um dia de festança e celebração.
Aliás, o Dia de Los Muertos se tornou até mesmo Patrimônio Cultural da UNESCO. Para entendermos os motivos dos trás dessas comemorações, precisamos entender um pouco da Cultura Indígena local . Os astecas e os maias sempre acreditavam que a morte é algo inevitável. Antes mesmo da colonização espanhola, os índios já faziam festas para aqueles que se foram.
Com a chegada dos colonizadores e da Igreja, que exercia grande poder na Idade Média, as tradições indígenas foram mescladas com as católicas, fazendo com que as tradicionais festividades acontecessem justamente no Dia de Finados.
Na capital- Cidade do México- há o ”Desfile das Catrinas”, na principal avenida da cidade. Nesse evento, há várias pessoas fantasiadas e carros alegóricos, evento semelhante ao que temos no nosso Carnaval. Porém, além dos adereços e fantasias coloridas, os participantes dos desfiles sempre pintam sues rostos em formato de caveira.
No Estado de Oaxaca, as comemorações do dia 02 de novembro são um pouco diferentes. Sem desfiles, é comum que vários moradores decorem suas casas e locais de trabalho com caveiras. As fstividades contam com várias apresentações culturais de alunos locais.
As festas começam no dia 31 de outubro, quando os moradores de Oaxaca acreditam que os mortos começam a retornar para o nosso mundo. Neste dia, vários músicos percorrem as ruas, fazendo apresentações para divertir moradores e turistas. As pessoas também pintam seus rostos em forma de caveira, assim como nas demais localidades mexicanas.
O costume de visitar os cemitérios também existe, porém [é feito sempre na madrugada do dia 31 de outubro, para o dia 01 de novembro. Dentro dos cemitérios, as pessoas costumam, além das orações, festas com comidas típicas, em memória aos falecidos.
O prato típico do Dia de Los Muertos é o ”Pan de Muerto”, que é um pão doce decorado com desenho de caveiras, além de caveiras recheadas, que podem ser de chocolate ou açúcar.
Diferente dos demais países, a Espanha não comemora o Dia de Finados, mas sim, o Dia de Todos os Santos, no dia 01 de Novembro. Neste dia, as pessoas aproveitam para viajar para suas cidades natais, onde visitam seus parentes já falecidos nos cemitérios. Porém, há algumas tradições no dia que lembram bastante a tradicional festa mexicana.
Assim como no país da América Central, os espanhóis fazem um doce típico para a festa, feito de marzipã, chamado de Hueso de Santos (ossos de Santos). Há também a tradição de usar roupas coloridas, mas sem pinturas de caveiras nos rostos.
Assim como no México, a Guatemala também possui indígenas de origem maia, que acreditavam que a morte deve ser comemorada, em forma de respeito para aqueles que se foram. Para isso, é costume dos moradores pintarem as lápides de seus falecidos.
No país, os guatemaltecos também não comemoram o Dia de Finados, mas o de Todos os Santos, no dia 01 de novembro. Além das orações e pinturas nas lápides, eles fazem uma pipa gigante com uma mensagem para os falecidos, acreditando que eles possam lê-las no céu.
Todos direitos reservados © - 2022