
O gazpacho é uma sopa fria tradicional da região da Andaluzia, no sul da Espanha. Criado como uma forma refrescante de enfrentar o calor intenso do verão, ele combina vegetais frescos, azeite e temperos simples para criar um prato leve, nutritivo e cheio de sabor. Sua versão rústica preserva a textura dos ingredientes, deixando pedaços visíveis e proporcionando uma experiência mais próxima das receitas originais, feitas à mão, antes do uso de liquidificadores e processadores.
Como fazer gazpacho
Para preparar essa receita, é importante selecionar vegetais bem frescos e maduros. O tomate será a base e precisa estar doce e suculento. O pepino traz frescor, enquanto o pimentão dá profundidade e aroma. O pão amanhecido, comum nas receitas originais, serve para dar corpo à sopa, e o azeite extravirgem une tudo, oferecendo untuosidade e sabor. Cada ingrediente deve ser tratado com cuidado para que mantenha sua identidade no prato.
Ingredientes
- 6 tomates maduros
- 1 pepino médio, descascado
- 1 pimentão vermelho
- 1 dente de alho pequeno
- 2 fatias de pão amanhecido sem casca
- 4 colheres de sopa de azeite extravirgem
- 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
- Sal a gosto
- Água gelada, se necessário
Modo de preparo
- Lave bem todos os vegetais. Corte os tomates em pedaços grandes, preservando o suco natural. Descasque o pepino e corte em rodelas grossas. Retire as sementes e a parte branca do pimentão para evitar amargor, cortando-o em tiras.
- Em uma tigela, coloque o pão e umedeça com um pouco de água para que amoleça, sem encharcar.
- Em um pilão grande ou usando um processador em baixa rotação, amasse o alho com uma pitada de sal até formar uma pasta.
- Acrescente os tomates, o pepino e o pimentão, trabalhando os ingredientes com calma, apenas até obter uma mistura rústica, com pequenos pedaços ainda visíveis.
- Incorpore o pão amolecido, o azeite e o vinagre, mexendo até que fiquem bem distribuídos. Ajuste o sal conforme o gosto.
- Caso queira uma consistência mais líquida, adicione um pouco de água gelada e misture.
- Leve à geladeira por pelo menos 1 hora para que os sabores se integrem. Sirva bem frio, em tigelas ou copos, com um fio extra de azeite no momento de servir.

Roberta Donatte é formada em gastronomia pelo SENAC São Paulo e especialista em receitas lowcarb, também conhecidas como receitas FIT. Produz conteúdo de receitas culinárias doces e salgadas no Correio do Interior diariamente, bem como no Jornal Região. Também tem materias publicadas no portal Terra na sessão de culinária.







