16 de março de 2021 - Atualizado: 07 mar 2022 às 20:59
O prazo para a entrega da declaração do IR 2021 acontece entre os dias 1 de março e 30 de abril. E pode surgir a dúvida: como declarar o Imposto de Renda pelo celular? É possível?
A resposta é sim – a declaração pode ser feita pelo computador ou pelo aplicativo do Meu Imposto de Renda para smartphones. É uma maneira simples de fazer a declaração.
Mas é importante saber das limitações dessa possibilidade, para quem ela é indicada e ficar atento para evitar ter problemas na declaração do ano seguinte. O primeiro passo para declarar o Imposto de Renda pelo celular é fazer o download do aplicativo Meu Imposto de Renda 2021
A indicação da Receita Federal é de que os contribuintes que façam a declaração simplificada do IR usem o app. Isso porque o aplicativo não tem suporte para algumas informações que devem ser declaradas:
Ou seja: para quem precisa declarar alguma dessas informações, o mais indicado é realizar a declaração através do programa para computador, já que elas não poderão ser informadas através do aplicativo e, por isso, pode correr o risco de entrar na malha fina.
Vale lembrar que na declaração simplificada do Imposto de Renda, a Receita aplica um desconto padrão de 20% sobre todos os rendimentos tributáveis recebidos em 2020, não importa quais deles podem ser abatidos.
Portanto, ela é indicada para os contribuintes cujas despesas dedutíveis – ou seja, gastos que podem ser abatidos do cálculo do IR – forem, juntos, menores que 20% do total de receitas tributáveis ou cujos rendimentos tributáveis sejam de no máximo R$ 16.754,34.
O primeiro passo para declarar o Imposto de Renda pelo celular é fazer o download do aplicativo Meu Imposto de Renda 2021 pela App Store, para dispositivos iOS, e pela Play Store para dispositivos Android.
Uma vez com o aplicativo instalado, os próximos passos são os seguintes:
Quem tiver o arquivo da declaração do ano anterior – no caso, 2020 – no seu celular (o arquivo pode ser transferido para o dispositivo ou, se você tiver entregue esta declaração pelo smartphone, ela estará salva nele), pode escolher a opção “Importar declaração do ano anterior”.
Com isso, todos os campos de identificação do contribuinte e outros campos da declaração serão preenchidos automaticamente, facilitando (e muito) o processo de declaração.
Caso você não tenha o arquivo no celular e queira começar uma declaração do zero, não tem problema: basta escolher “Iniciar declaração”. Aqui será necessário preencher todos os dados de identificação do contribuinte.
A partir disso, a declaração já pode ser preenchida e, quando finalizada, enviada à Receita. É importante dizer que uma das facilidades de declarar o imposto de renda pelo celular é salvar a declaração preenchida, mesmo que não esteja finalizada, e retomá-la através do dispositivo ou de um computador.
Na prática, precisa declarar o Imposto de Renda quem se encaixa em alguns critérios estabelecidos pela Receita Federal, como o total de rendimentos tributáveis recebido ao longo de 2020, o valor total de imóveis e carros que tem em posses, etc.
Basicamente, precisa declarar o IR quem:
Quem recebeu o auxílio mas, em 2020, teve o total dos rendimentos tributáveis abaixo de R$28.559,70 (valor da primeira faixa/linha da tabela progressiva anual do IRPF atual) não precisará devolver o benefício no IR 2021.
Aqui você confere todos os detalhes e informações sobre quem precisa declarar o Imposto de Renda.
Todos direitos reservados © - 2022