Como abrir uma conta bancária nos Estados Unidos

Redação

3 de maio de 2021
Atualização:03 maio 2021 às 13:53

A dúvida de muitos que estão de mudanças do Brasil ou qualquer outro pais para os Estados Unidos é: Como abrir uma conta em um banco americano? Nesse artigo vamos te mostrar como abrir uma conta bancária nos Estados Unidos, o que você precisa para ser um correntista de um dos muitos bancos americanos.

Uma curiosidade inicial é que o tratamento que você recebe em uma instituição financeira nos Estados Unidos é completamente diferente dos bancos no Brasil. Quando você entra nos bancos imediatamente vem um gerente com um sorriso na orelha perguntando como ele pode te ajudar. É um depósito, um saque? Só falta eles estenderem um tapete vermelho para você passar. E o melhor: quase nunca tem filas e quando tem, há 3 pessoas no máximo na sua frente, e ainda assim, o atendente vai te pedir desculpas pela demora. Isso sem falar que os bancos na Bay Area funcionam nos dias semana até ás 18 horas e até ás 17 nos finais de semana – isso mesmo, o banco abre nos sábados, domingos e inclusive em alguns feriados.

Como abrir uma conta bancária nos Estados Unidos

Ao contrário do que estamos acostumados, de muitas vezes tirar o dia de folga para resolver as pendências no banco, aqui o processo é muito simples. Basta mencionar que deseja abrir uma conta nova e em 30 minutos, estará tudo pronto.

Documentos necessários para abrir uma conta nos Estados Unidos

Para abrir uma conta é preciso somente o seu passaporte. Você não precisa ter comprovante de renda, comprovante de residência, ID ou driver license americana, social security e outros documentos. Ter seu passaporte em mãos já é o suficiente para abrir uma conta nos Estados Unidos.

Como funciona a conta bancária?

Primeiramente você receberá um cartão de débito provisório e depois de 5 dias úteis o definitivo. Se o cliente não tiver um valor mínimo depositado, que geralmente é $500, cobra-se $10 por mês para manutenção da conta. Chama-se checking account a conta corrente e saving account a poupança. Estudantes não pagam taxas!

Vale lembrar que as pessoas abrem a conta somente por uma questão de segurança, porque não dá lucro nenhum ter dinheiro guardado nos bancos nos Estados Unidos, é algo em torno de 1% ao ano. Mas é melhor que deixar dinheiro embaixo do colchão, não é mesmo? E o interessante é que a grande maioria dos caixas eletrônicos, que são conhecidos como ATM, ficam do lado de fora das agências. Além disso, é possível retirar dinheiro em qualquer caixa, não necessariamente no do seu banco, mas neste caso claro, é cobrada uma taxa de $3 pelo serviço.

Segurança

Como a circulação de cartões é muito grande, muitas pessoas inclusive mantém 2 contas bancárias, uma só para receber e armazenar dinheiro e outra para movimentação, é uma maneira de se precaver. Se por acaso seu dinheiro sumir, o banco tem até 10 dias úteis para retornar o valor. Muitas pessoas não fornecem dados bancários do cartão de débito em nenhuma operação online para evitar fraudes. Mas o sistema de segurança utilizado pelos bancos no Brasil são bem melhores! Faz poucos meses que o chip é utilizado para pagamento e os restaurantes ainda levam o seu cartão para passar na máquina e trazem apenas o recibo na mesa. Sistema bem moderninho. #sqn

Como conseguir um cartão de crédito nos Estados Unidos

Para os que desejarem ter um cartão de crédito, o processo também é diferente. O cartão de crédito funciona como se fosse um cartão pré-pago. Quando alguém recém chega nos Estados Unidos e ainda não possui crédito, é como se o banco ainda não pudesse confiar em você. Neste caso, o cliente deposita por exemplo $300 e este será o limite. Se por acaso, o pagamento da fatura não for realizado, eles apenas descontam o montante deste valor que você deixou como garantia. Se os pagamentos forem feitos todos os meses na data acordada, após 6 meses o banco te devolve estes $300 e aí sim, te oferecem este valor como crédito para as próximas compras, e conforme a confiança for aumentando, aumentará também o limite de crédito concedido pela instituição financeira. Lojas de departamento como a Macy’s por exemplo, oferecem cartão de crédito com bastante facilidade.

Como construir o crédito

O cartão de crédito é a maneira mais simples de iniciar um histórico de crédito. Aconselha-se que o cliente gaste no máximo 70% do valor do limite para construir credibilidade com o banco. E claro, atraso nos pagamentos vão impactar diretamente no credit score do indivíduo. E depois que seu score for interessante, todas as empresas vão te oferecer cartões com diversos benefícios.

Como abrir uma conta jurídica nos Estados Unidos

Abrir uma conta jurídica é tão simples quanto a física, porém é necessário ter as licenças da abertura da empresa. E cartões de crédito vinculados a estas contas, só são disponibilizados após 2 anos de funcionamento da companhia.

Bancos mais populares dos Estados Unidos

Os bancos mais populares na Bay Area são: Wells FargoChase Bank e Bank of America – Estes você vai encontrar um caixa eletrônico em toda esquina.

Como encerrar a conta em banco americano?

Para encerrar é tão simples quanto para abrir. É solicitar o fechamento da conta e sacar o dinheiro na hora.

Vale a pena manter a conta nos Estados Unidos se eu resolver voltar ao Brasil?

A maioria dos Bancos não cobra taxas se tiver um mínimo de $300 na conta, mas claro, cada banco pode ter uma regra diferente. Acredito que é válido manter a conta se você tem a intenção de retornar ao país e se tem o interesse em fazer compras online quando retornar ao Brasil.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *